Estudantes recebem palestra de conscientização em Dia Mundial da Diabetes







Alunos do sétimo e oitavo ano da escola EM Topolândia assistiram, na última quinta-feira, a uma palestra sobre a diabetes. A apresentação sobre os malefícios e cuidados com a doença ficou por conta da médica endocrinologista Aniete Castro. A palestra aconteceu no Dia Mundial da Diabetes. A data foi instituída em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.
“O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo, no que diz respeito ao acesso a sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral”, ressaltou a endocrinologista.
Ela contou também que atualmente São Sebastião é o primeiro município do Brasil a extinguir o uso de seringas para aplicação de insulina em crianças e adolescentes de até 14 anos. “Nós temos canetas aplicadoras, que podem ser permanentes ou descartáveis, com doses individuais. Esta é uma grande vitória para a população, em especial às crianças que sofriam com a aplicação de injeções três vezes ao dia, com agulhas invasivas”, salientou Aniete.
A estudante do oitavo ano, Débora Pereira, disse que a palestra foi bastante reveladora, uma vez que em sua família seus avós e tios têm a doença. “Agora eu sei que é genético e que tenho que cuidar da minha saúde para não desenvolver a doença, principalmente porque ela não tem cura”, declarou a jovem.
Sinais e Sintomas - O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino, dramático e pode incluir sintomas como sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração, além de vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como viroses.

Comentários