Comerciantes inovam para movimentar o Centro Histórico e criam Projeto “Viva o Centro”






Encontro que definiu a criação do projeto ocorreu na Câmara
Os comerciantes do Centro Histórico de São Sebastião, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE), da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Câmara e da mídia local vão lançar no próximo dia 22 de novembro, sexta-feira, o Projeto “Viva o Centro”, a partir das 18h, na Rua Antônio Cândido.
Nesta semana, os organizadores do projeto estiveram reunidos na sede do Poder Legislativo para discutirem os detalhes da proposta.
A princípio, as atividades não abrangerão todo o Centro Histórico, apenas parte da Rua Antônio Cândido, que será transformado em calçadão, com fechamento para o tráfego de automóveis. No entanto, se o resultado for positivo, o projeto poderá ser ampliado para outras ruas ou passar a ser itinerante.
O Projeto “Viva o Centro” vai ocorrer sempre às sextas-feiras, começando a partir do dia 22 de novembro, das 18h às 21h. Nesse período, os comerciantes deverão permanecer com seus estabelecimentos abertos. Proprietários de bares, restaurantes e lojas poderão utilizar à calçada e a rua como extensão dos seus estabelecimentos.
“O objetivo é atrair as pessoas para as ruas do Centro Histórico. Nós temos uma jóia, que está sem brilho e juntos vamos mudar essa situação. A idéia do Projeto Viva o Centro surgiu após a reunião dos comerciantes com os vereadores, que ocorreu no mês de outubro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz”, explica o presidente da Câmara, Marcos Tenório, um dos incentivadores do projeto.


Para tornar o espaço um lugar ainda mais especial, os empresários estarão enfeitando as fachadas dos comércios, com o tema do Natal.
O presidente da ACE, Eduardo Cimino, informou que a entidade fará investimento na decoração.
“Nós vamos adotar uma árvore na Praça Antônio Argino, que fica em um local estratégico do Centro Histórico, e decorá-la com enfeites de Natal. Será a árvore natalina dos comerciantes”, explica.
Durante o período em que estiver ocorrendo o Projeto Viva o Centro, também haverá música e performances artísticas. Na estreia, quem for prestigiar o comércio poderá assistir apresentação do coral com cânticos natalinos e depois aproveitar a noite ao som de MPB, com participação de artistas da cidade.
“Com o evento nós vamos movimentar o Centro Histórico, utilizando as ruas como espaço de lazer e ponto de encontro entre munícipes e turistas. Os comerciantes poderão desenvolver sorteios e brincadeiras para o envolvimento do público”, explicou a secretária de Turismo e Cultura, Marianita Bueno.
A secretária também explicou que o projeto poderá ter diversos desdobramentos, com apresentação de rodas de samba, contação de histórias do centro antigo, concursos de poesia, fotografia e vídeos, exposição de fotos antigas, entre outros.
A escolha do nome do projeto foi feita através de votação e a maioria escolheu “Viva o Centro”, por ter o sentido de celebração e também por ir ao encontro do objetivo da iniciativa, que é trazer vida ao Centro Histórico.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e a Câmara vão dar o suporte logístico ao projeto e promover a divulgação.
Com relação à divulgação, o projeto, antes mesmo do seu lançamento, já conta com o apoio dos meios de comunicação da cidade.


Foto: Celso Moraes/ CMSS

Comentários