Agentes de combate à dengue fazem mais de 52 mil visitas em todo município







Entre as ações realizadas pela Casa da Dengue está o trabalho de nebulizaçãoConsiderada um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a dengue é tratada em São Sebastião com ações efetivas para o combate a proliferação de criadouros e consequentemente do mosquito Aedes aegypti.
Para se ter uma ideia, no período de janeiro a novembro de 2013 as equipes da Casa da Dengue fizeram mais de 52 mil visitas em todo o município. A “Casa”, única em todo o Litoral Norte, conta hoje com uma estrutura de 70 agentes que divididos em equipes atuam nas ações que são realizadas durante todo o ano.
Entre estas ações estão atividades de arrastão, bloqueio e controle de criadouros, pesquisa em ponto estratégico, nebulização, atividades em imóveis especiais, telagem de caixa d’água, pesquisa de armadilhas, atendimento casa a casa e de denuncias que chegam à Secretaria Municipal de Saúde por meio da Casa da Dengue.
Além destas atividades específicas em bairros e imóveis, os agentes de controle atuam em um trabalho de conscientização e orientação dos alunos das redes Estadual e Municipal de ensino com palestras. Há ainda ações como o “Conexão Verão” nas praias com estande para orientação e disponibilização de amostras do ciclo biológico.
Dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde apontam que de 1º de janeiro a 16 de novembro de 2013 foram 4.496 notificações, deste total, 654 casos confirmados autóctones; 3.478 negativos e 157 aguardando o resultado.
Na avaliação da Secretaria de Saúde, se forem analisados os dados comparativos mês a mês a cidade registra uma significativa queda no número de casos notificados e também os confirmados. “Para se ter uma ideia, o maior número em 2013 foi registrado justamente nos meses de março e abril em decorrência das enchentes que assolaram bairros da Costa Sul da cidade”, diz a secretaria.
Neste período foram 1.612 notificações e 284 confirmações. Já nos meses de setembro e outubro foram 127 notificações com apenas quatro casos confirmados.
Embora o trabalho de combate ao mosquito da dengue seja contínuo, a participação e conscientização da comunidade é fundamental para manter os números sob controle, e evitar uma epidemia – principalmente nos meses de verão onde a incidência de chuva é muito grande.
Com o intuito de planejar e reforçar as atividades de combate à dengue principalmente neste período, a equipe de combate recebeu recentemente itens de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) que irão colaborar para o desenvolvimento do trabalho dos agentes.

Foto: Luciano Vieira/PMSS

Comentários