Vigilância Sanitária inspeciona postos de combustíveis







Nesta primeira fase os estabelecimentos são notificados e orientados a se adequarem
Técnicos da Vigilância Sanitária Municipal inspecionaram todos os postos de combustíveis da cidade com o objetivo de promover ações que preservem a saúde humana e o meio ambiente. Esta atividade faz parte do Programa Estadual “Vigilância em Postos de Combustíveis” e tende a identificar os fatores de riscos ocupacionais e ambientais - a que estão expostos os trabalhadores - além de tentar respaldar as populações localizadas no entorno destes estabelecimentos comerciais.
Até o momento, 13 postos já foram visitados e, nesta fase, os proprietários são orientados e notificados a solicitarem cadastramento junto à vigilância sanitária municipal.
Segundo a chefe de divisão da Vigilância Sanitária de São Sebastião, Georgia Michelucci, a partir da notificação os proprietários dos postos terão 30 dias para se adequarem. A Vigilância disponibiliza cópia do roteiro de inspeção sanitária que está sendo aplicado, inclusive, contemplando critérios estabelecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, para ser usado pelo estabelecimento como uma auto-inspeção. “Será a partir deste cadastro que iniciaremos a rotina dentro do nosso setor para um monitoramento anual”, explica Georgia.
Vale destacar que o Centro de Vigilância Sanitária Estadual encaminhou uma lista com as áreas críticas classificadas pela Cetesb no município e que faz parte deste programa de acompanhamento e monitoramento. “Este documento classifica as áreas contaminadas e reabilitadas. Com isso, a orientação vai desde o simples monitoramento ambiental até a remoção dos materiais e o isolamento da área”, alertou a chefe de divisão.


Foto: Josiane Carvalho/PMSS

Comentários