Terreno que abrigaria hospital no Pontal da Cruz segue inutilizado





A área encontra-se com muros derrubados, entulhos, mato alto, lixo e outros indícios de abandono
Jessyca Biazini


O terreno de 6 mil metros quadrados, localizado na Rua Maria Francisca, com acesso também pela Rua Doutor Lourenço Granato, no bairro Pontal da Cruz, segue inutilizado desde 2009 quando o prefeito Ernane Primazzi (PSC) anunciou, durante um evento público, que a área abrigaria um novo hospital.
Atualmente, o espaço, que é cercado por coqueiros e árvores frutíferas, encontra-se com mato alto, entulhos, lixo, muros derrubados e outros sinais de abandono que geram indignação nos moradores do bairro. “De vez em quando vem alguém e limpa, mas tem que ser construído algo bom para a população. Já ouvimos que seria escola, hospital, creche e nada aconteceu”, explica uma moradora, que vive há mais de 28 anos no Pontal da Cruz, e que não quis se identificar.
Já o pedreiro Damásio Luiz, que reside há 62 anos no bairro, comenta que “de vez em quando o senhor Primazzi manda dar uma podada”. “Seria bom para a cidade toda se nesse terreno fosse uma área de lazer ou um pronto socorro”, completa.
Segundo a prefeitura, o local será doado ao Governo do Estado para construção de um centro de reabilitação da Rede Lucy Montoro. A unidade atenderia todo o Litoral Norte na recuperação física e fornecimento de órteses e próteses para deficientes. A obra, anunciada em maio, seria construída na Costa Norte, em área já cedida ao Estado. Agora, conforme informou a Prefeitura, deve ser aproveitado o terreno do Pontal da Cruz. Quanto ao hospital municipal, a Prefeitura alega que redirecionou todos os esforços para a construção na Costa Sul.
Em julho deste ano, o prefeito Ernane esteve com o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido, e com o secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, em São Paulo, para pedir agilidade na instalação do Centro. Os representantes do Estado se comprometeram em acelerar o processo para que cidade receba o quanto antes a unidade de reabilitação. O vereador Teimoso (PSB) apresentou na Câmara um requerimento onde cobra da Prefeitura informações sobre a área da Rua Maria Francisca. “Acredito que este terreno tenha que ser melhor aproveitado”, disse Teimoso. Ao ser informado pela reportagem sobre os planos da Prefeitura, Teimoso aprova a ideia. “Se for usado para o centro de reabilitação, será bem vindo”, opina.
Ainda assim, o vereador entende que o Estado deva dar uma “contrapartida” para executar a obra. “Para que essa doação seja definitiva, acredito que devemos pedir uma contrapartida do Estado para melhorar nossa cidade, como uma creche ou uma escola”, declara.


Foto: Helton Romano/IL

Comentários