Referência na região, Ciama ensina às mães a importância de participar do Banco de Leite







Comemorado em primeiro de outubro, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano tem motivos para ser celebrado em São Sebastião. Isto porque na cidade existe um Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) localizado no bairro da Topolândia, região central. O centro é considerado referência no Litoral Norte.
O leite materno é de grande importância na vida de recém-nascidos, contém proteínas, açúcar, vitaminas e a água que o bebê necessita para ser saudável. Ajuda o desenvolvimento mental e na formação da boca e alinhamento do dente.
Carla Bruço, coordenadora do projeto, declara que é muito importante o trabalho que é realizado com as mamães. “O Ciama e o banco de leite são fundamentais para que as mães doem leite. Todas as atividades realizadas ajudam a desenvolver os passos necessários para doação, para suprir o que for preciso.”
Antes de chegar às mães o leite passa por um processo de pasteurização. O produto é distribuído em Ilhabela, São José dos Campos e Caraguatatuba na ala neonatal. Com uma média de 46 litros por mês.
O Ciama de São Sebastião desenvolve há 20 anos um trabalho que vai além da doação, com equipe preparada para atender necessidade psicológica e física para que as mães sintam-se seguras para participarem. Atende, em média, 23 mães e crianças com até um ano de idade.
Fernanda Oliveira, mãe da pequena Heloisa disse que para ela é muito importante fazer parte do projeto. “eu fico muito feliz em saber que posso ajudar, além de sustentar minha filha posso ajudar a beneficiar outras crianças,” concluiu Fernanda.
Ingrid de Jesus Ferreira também participa do projeto. Mãe do garotão Davi de três meses, ajuda com a maior alegria. “É uma satisfação enorme participar e ajudar, desde quando engravidei eu já coloquei na cabeça que queria ajudar,” finalizou.

Comentários