Um grupo de pescadores de São Sebastião decidiu formalizar a primeira Associação de Maricultores da cidade. O objetivo é se organizar para buscar convênios e ampliar a atuação em fazendas marinhas no município. Na última semana, estava previsto que um grupo formado por pescadores e técnicos da Prefeitura saísse a campo para avaliar áreas onde essas fazendas poderão ser instaladas para o cultivo de mariscos e do bijupirá.
Segundo o assessor do Departamento de Pesca, Evandro Sebastiani, a Secretaria de Meio Ambiente dará todo o apoio técnico para a associação que, a partir de agora, pode buscar investimentos e convênios para o aprimoramento da atividade. “Nosso objetivo é oferecer palestras e workshops que possam dar um suporte para o fomento da produção de bijupirás e também de mariscos”, explica.
Sebastiani conta que o primeiro passo será formalizar o pedido junto ao Governo Federal para a instalação de uma fazenda marinha nas imediações da Praia Grande, região central da cidade. “Estamos trabalhando no projeto para fazer a solicitação junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura visando à cessão do uso e a regularização junto à Marinha e ao Ibama”.
Para o presidente da associação, Rodrigo Pires, o momento é muito importante para os pescadores da cidade. “A fundação da associação é, sem dúvida, o inicio de uma atividade vitoriosa. Além disso, estamos abertos para receber novos associados que queiram participar conosco deste projeto que sem dúvida nenhuma será muito importante para a história de São Sebastião”, disse.
Comentários
Postar um comentário