Transpetro aceita apoiar projeto do Governo do Estado e cede área para trecho do Contorno Sul





O petista sebastianense, Fernando Puga, o prefeito Ernane Primazzi, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado e autoridades no encontro dessa quinta-feira
A subsidiária da Petrobras no município – Transpetro respondeu favoravelmente nessa quinta-feira, a solicitação da comunidade referente remoção do tanque de armazenagem no bairro da Topolândia, região central da cidade, para contemplar trecho do traçado do Contorno Sul. A Transpetro concorda ceder parte de sua área, junto à Rua São Benedito na Topolândia, rente ao muro do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), em tamanho suficiente para que passe o traçado da nova estrada determinada pelo Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), não havendo ainda necessidade de desmontagem de nenhum dos tanques.
Os deputados Carlos Zarattini (Federal-PT), Marco Aurélio Souza e Telma de Souza (Estaduais-PT), o prefeito sebastianense Ernane Primazzi (PSC), além do representante do PT em São Sebastião, Fernando Puga, foram comunicados sobre notícia ontem, em nova reunião no Rio de Janeiro, com o presidente da Transpetro Sergio Machado, no Rio de Janeiro.
De acordo com o prefeito sebastianense, o traçado no bairro da Toplandia terá recuo de 15 metros para dentro da área da estatal. “Essa mudança faz com que o contorno passe paralelo ao tanque de armazenagem sem a necessidade de remoção, atendendo a reivindicação daquela comunidade”, diz Ernane.


Dersa
Na quarta-feira, Ernane esteve reunido também com representantes da Dersa e do governo do Estado, em São Paulo, e recebeu novo traçado e um pré-projeto, entregues pelos técnicos da empresa nos bairros do Jaraguá e Morro do Abrigo.
Segundo Primazzi, para os bairros do Jaraguá, na Costa Norte, a mudança será no trevo, fazendo que o traçado desemboque por cima (no morro) direto no bairro da Enseada, diminuindo para 25 o número de desapropriações.
Já no Morro do Abrigo a alteração fica por conta de inserir todas as casas que estejam em um raio de 15 metros das estruturas de sustentação dos viadutos no programa de desapropriações (caso o proprietário deseje), já que se constatou ser inviável para o traçado ser por meio de túneis neste trecho.
A partir de hoje, o prefeito irá se reunir com as comunidades atingidas para explicar com detalhes todas as alterações e mostrar o novo traçado no pré-projeto que recebeu da Dersa.
“Discutimos a exaustão e o resultado foi fantástico. Não atingimos 100%, mas precisamos admitir que conseguimos um final bem próximo do desejado, principalmente se compararmos com os projetos iniciais, apresentados em 2007 quando o empreendimento começou a ser discutido”, considera Ernane, que também agradeceu o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, pelos esforços.


Recapitulando
A ideia da utilização da área da Transpetro foi apresentada pelo petista Fernando Puga na reunião da comunidade da Topolândia com a Dersa em julho passado, tendo sido considerada pelo representante do governo do Estado, Hermes da Silva, como “fantástica” e por este incentivada, desde que Puga fizesse gestões junto ao PT e Petrobras. O petista sebastianense levou adiante a ideia apesar de considerar ceticismo dos representantes da Dersa, e obteve apoio dos deputados do PT Carlos Zarattini (Federal), Marco Aurélio Souza e Telma de Souza (Estaduais).
Zarattini veio a São Sebastião e em seguida abriu negociações com a Transpetro. A atual Administração também foi convidada a participar das conversas. Após reunião no dia 26 de agosto na sede da Transpetro no Rio de Janeiro, a estatal enviou equipes técnicas ao município para avaliar a possibilidade da nova rodovia passar por dentro da área da Petrobras – o que evitaria desapropriações no bairro mais populoso da cidade.
A proposta para que a área da estatal fosse cedida como alternativa para a construção do traçado do Contorno Sul, tem o objetivo de diminuir os impactos causados pelo empreendimento na chegada até a área portuária de São Sebastião. Resta agora saber do Governo do Estado/Dersa apresentar novo traçado para o bairro, considerando a oferta da Transpetro.




Foto: Divulgação

Comentários