Teimoso convida empreiteira Schaim para explicar contratações de trabalhadores na empresa




O vereador Edivaldo Pereira Campos, o Teimoso, convidou a direção da construtora
Schaim a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal a respeito da política de contratação de mão-de-obra da empresa nos empreendimentos que está atuando no município, notadamente nas obras de infra-estrutura do Porto de São Sebastião. O vereador justificou o convite alegando tem recebido muitas reclamações de trabalhadores da cidade que não conseguem colocação na empresa. “Queremos que isso seja devidamente explicado, porque entendemos que a empreiteira tem que privilegiar a mão de obra local nos seus serviços”, enfatizou Teimoso, que teve seu requerimento com o convite aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal.
O vereador Teimoso explicou que o objetivo da audiência com a direção da Shcaim, além da garantia do emprego para os sebastianenses, é viabilizar a implantação de cursos profissionalizantes no município que atendam a demanda requerida pela empresa. “Tenho conhecimentos de vários profissionais soldadores e caldeireiros, por exemplo, que, mesmo já atuando na área, não foram aproveitados pela empresa em suas obras no porto de São Sebastião. Estranho isso, mas, vamos então ver que tipo de qualificação está faltando para esses profissionais. O importante é que o número de contratações seja, pelo menos em sua maior parte, de trabalhadores da cidade”, afirmou o parlamentar.
Teimoso informou, ainda, que outro objetivo ao evitar a importação de profissionais é quanto ao atendimento na demanda dos vários serviços públicos municipais. De acordo com ele, “vindo mais mão-de-obra de fora, teremos aumento nas necessidades de novas habitações, escolas, creches, elevação no atendimento do sistema de saúde, enfim, várias situações que comprometem o crescimento municipal”.
O presidente da Câmara Marcos Tenório, além dos vereadores Ercílio e Jair Pires também comentaram o requerimento de Teimoso, corroborando com a necessidade de qualificação da mão de obra local e também mostrando preocupação com os reflexos da importação de novos trabalhadores no setor.


Rua da Praia e Itatinga
Ainda na sessão da última terça-feira a Câmara aprovou por unanimidade outros dois requerimentos do vereador Teimoso. Um solicita à prefeitura uma nova rotatória na esquina da Avenida da Balsa com a Rua da Praia, no Centro da cidade e outro reivindica dos Correios a inclusão de várias ruas no Alto do Itatinga no itinerário dos carteiros. Sobre o problema na atual rotatória da Rua da Praia, Teimoso lembrou que a esquina da Avenida Antonio Januário do Nascimento (Av. da Balsa) com Avenida Altino Arantes é um dos cruzamentos com maior movimento de veículos e pedestres na região do centro histórico sebastianense. Segundo ele, “no local há também um poste de iluminação pública, e, na última reurbanização da Rua da Praia, a rotatória acabou ficando fora do eixo central da avenida”.
Teimoso alega que isso deixou o trecho perigoso porque tem obrigado os motoristas que se deslocam da Avenida Balsa a subir na calçada de pedestres quando acessam a Rua da Praia. “A sinalização de solo também está confusa no último quarteirão da Rua da Praia e isso é muito perigoso tanto para pedestres quanto motoristas, inclusive os que acessam o centro vindos da travessia da balsa”, enfatizou Teimoso.
Sobre a questão envolvendo a entrega de correspondências no Alto do Itatinga, Teimoso disse que recebeu inúmeras reclamações de moradores do final da Avenida Prof. Machado Rosa e ruas Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Goiás. “Essas vias públicas encontram-se devidamente regulamentadas, ocupam parte considerável da região do Mirante do Itatinga, onde residem centenas de famílias que não estão sem do atendidas pelos Correios”, disse o vereador.

Comentários