Saneamento Básico é tema de reunião entre Sabesp e Prefeitura






Durante o encontro ficou definida a realização de uma ação conjunta para incentivar a conexão às redes de esgotos
O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, recebeu na última semana o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Engº José Bosco Fernandes de Castro e representantes da Companhia no município, Josival Alves de Souza e José Antonio Prado, para abordar questões relacionadas à atuação da empresa. Entre os assuntos discutidos destacaram-se o número de ligações disponíveis (factíveis) à rede coletora de esgotos e o programa “Se liga na rede”. O encontro teve ainda a participação de integrantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, incluindo o setor de Vigilância Sanitária (Visa).
Conforme explicou o superintendente Bosco, com as obras dos sistemas de esgotamento sanitário (redes coletoras e estações de tratamento) dos bairros Baleia, Sahy e Paúba, prontas para receber conexões, e também o sistema da Costa Norte (que inclui os bairros Enseada, Jaraguá e Canto do Mar), a Sabesp tem hoje disponíveis sete mil ligações somente em São Sebastião. “Fizemos reuniões e a partir delas sugiram parcerias junto às sociedades amigos de bairros, mas mesmo a disponibilização das redes a adesão da população ainda é baixa. Para se ter uma ideia, não tivemos nenhum pedido de ligação em Paúba”, ressaltou o superintendente.
Com a reunião, prefeitura e Sabesp acertaram uma ação conjunta para conscientizar e incentivar a população a conectar seus imóveis à rede pública. “É importante reforçar que existe uma lei federal, nº 11.445/2007, que obriga o morador a fazer a conexão. O cidadão tem direitos e deveres e existe uma lei municipal nesse sentido, nº 848/1992 aprovada em São Sebastião, além do próprio código sanitário. É uma questão de saúde pública”, explicou Bosco.
O prefeito Ernane Primazzi destacou que não adianta realizar obras de saneamento básico se a população não fizer a sua parte. “Demos um salto muito grande neste setor. Só nos bairros da Costa Norte teremos 100% de esgotamento sanitário com a finalização das obras, e a Costa Sul também está recebendo um grande investimento”, concluiu.
Vale informar que a conexão residencial é gratuita e os que pedidos de ligação à rede da Sabesp podem ser feitos na agência de atendimento.


Programa “Se liga na rede”
Mais de 2.000 famílias serão beneficiadas com o programa “Se liga na rede” no Litoral Norte, nesta primeira etapa. Com investimento de R$ 2,7 milhões, Sabesp executará toda a adequação do imóvel, ou seja, a ligação interna, de famílias que se enquadrarem para receber o benefício. O Programa “Se liga na rede” é viabilizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp.

Comentários