Medição da qualidade do ar na área do Itatinga tem início amanhã





Comissão foi criada para acompanhar os trabalhos da obra de remediação em área contaminada no bairro do Itatinga
A Comissão de Vereadores de São Sebastião, criada para acompanhar os trabalhos da obra de remediação em área contaminada no bairro do Itatinga, região central da cidade, participou da primeira reunião realizada na sede da Transpetro na sexta-feira, com a presença de representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde, Ministério Público Estadual, Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e Petrobras. O encontro definiu o início dos trabalhos de medição da qualidade do ar na área do Itatinga para amanhã, sendo que a instalação dos equipamentos necessários acontecerá hoje. O monitoramento será realizado durante 13 dias, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com uso de metodologia solicitada pela Cetesb, informou o gerente de Meio Ambiente Abastecimento Corporativo da Petrobras, Carlos da Silva Rosa, que coordenou os trabalhos.


O presidente da Câmara Municipal, Marcos Tenório, explicou a importância da Comissão do Legislativo criada durante reunião realizada com a direção da Petrobras, em Brasília, com a presença de oito dos 12 vereadores que somaram esforços para tentar solucionar o problema que atinge os moradores do Itatinga há vários anos. Tenório explicou, no encontro da Transpetro, que a comissão, presidida pelo vereador Edivaldo Pereira Campos (PSB) e integrada por Simei da Silva Ferreira (PSC) e Reinaldo Moreira (PSDB) terá a função de acompanhar todos os trabalhos que serão desenvolvidos em conjunto com a Prefeitura, Cetesb e Transpetro.


De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Petrobras, Carlos da Silva Rosa, a reunião foi solicitada pela Cetesb para informar e discutir os procedimentos que serão adotados. Os trabalhos de remediação serão simulados para medir a qualidade do ar. A análise do resultado deverá ser apresentada dentro de, no máximo, 60 dias. Somente depois será determinado como prosseguirá o trabalho de remediação no local. Segundo Silva, o objetivo principal é informar a população sobre o início dos trabalhos, que começou a ser feito com apoio da Câmara Municipal na última quinta-feira. Ele explicou que a atuação dos vereadores será fundamental junto à comunidade para explicar a importância dos trabalhos e acompanhar todo o processo. Já, a Petrobras disponibilizará um representante para realizar visitas regulares aos moradores do Itatinga, a partir do dia 9, para manter diálogo constante com a comunidade.


Ações
De acordo com Silva, as ações e resultados do estudo serão acompanhados pela Cetesb, Grupo Gestor de Áreas Críticas, Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público e Petrobras. Ao final de cada dia, os trabalhos serão avaliados por um grupo formado pelo vereador Teimoso, Georgia Michelucci, representante da Vigilância Sanitária do Município, uma engenheira da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura, como informou o secretário Eduardo Hipólito do Rego, e o engenheiro da Cetesb de São Sebastião, Claudio Luiz Dias.
O vereador Reinaldo Moreira frisou a importância de “supradimensionar as ações junto à comunidade” para que as pessoas tenham conhecimento de tudo o que está acontecendo e dos passos que serão dados para tentar solucionar o problema da área contaminada do Itatinga. Ele também defendeu a participação da equipe da Defesa Civil de São Sebastião no acompanhamento dos trabalhos. O vereador Simei Ferreira citou a importância da comunicação aos moradores e o retorno obtido após o encontro em Brasília que resultou nessas primeiras ações. “Isso está fazendo com que a população seja atendida à altura pela Petrobras. Já, o vereador Edivaldo Pereira demonstrou preocupação com os trabalhos de escavações que poderiam colocar em risco alguns imóveis. Essa possibilidade foi descartada pelo gerente da Petrobras, Carlos da Silva, de acordo com monitoramento de movimentação do solo já realizado no local. Otimista, ele afirmou que está tranqüilo e acredita no êxito dos trabalhos na área do Itatinga.


Saúde
O próximo passo será a reunião para debater questões ligadas à saúde dos moradores da região que fica próxima á área contaminada. O encontro com a Comissão de Vereadores, representantes da Transpetro, Cetesb, Prefeitura e Ministério Público acontecerá hoje, a partir das 14hh30, na Secretaria de Saúde do município que foi representada no encontro da Transpetro pelo diretor de Assistência à Saúde, Dr. Marcos Salvador Mathias. Para essa reunião, a representante da Vigilância Sanitária, Georgia Michelucci solicitou a apresentação de documentação oficial comprovando que o Plano de Monitoramento foi devidamente aprovado pela Cetesb. “É muito importante para fundamentar a nossa posição”, disse Geórgia.
Representante do Ministério Público, o promotor do Gaema, Rafael Bertucci Lopes explicou que foi instaurado inquérito civil sobre o caso e que a função do MP é fazer com que o termo de compromisso assumido entre as partes seja levado a contento. “O diálogo é sempre positivo porque o objetivo é preservar o meio ambiente e o interesse da população”. A reunião na Transpetro contou, também, com a presença do gerente da agência da Cetesb em São Sebastião, Nicanor Barros Maia, e Maurício Bianchi, assistente técnico de planejamento de ações de saúde do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.


Foto: Celso Moraes/ CMSS

Comentários