Desfiles Cívicos marcam Dia da Independência em São Sebastião e Caraguá







Desfile cívico militar atrai público bastante diversificado
O Dia da Independência do Brasil é comemorado no próximo sábado e para marcar a data no Litoral Norte desfiles cívicos serão realizados nas cidades de São Sebastião e Caraguatatuba. Ilhabela tem desfile amanhã, em comemoração ao aniversário do município (leia matéria nesta edição). Ubatuba não tem essa tradição.
Na região, apenas São Sebastião promove dois dias de ato cívico para atender a comunidade da Costa Sul, por isso, já na sexta-feira, a partir das 9h, ele será realizado na avenida Walkir Vergani, em Boiçucanga, com as presenças das Polícias Militar, Civil, Rodoviária e Ambiental, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Mirim e Projeto Buscapé, da Polícia Militar.
As escolas da rede municipal, a EE Walkir Vergani, o Colégio Raízes, o Instituto Verde Escola, e os projetos sociais da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, bem como as oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo e os projetos da Secretaria de Esportes, complementarão a festividade levando seus alunos para avenida.


Já no sábado, o desfile será na Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade, e contará com a participação da Marinha, Polícias Militar, Civil, Rodoviária, Ambiental e Corpo de Bombeiros. Agentes da Defesa Civil, da GCM (Guardas Civil Municipal) e da GMM (Guarda Mirim Municipal) também participarão do ato cívico-militar.
O desfile contará, ainda, com a participação das escolas da rede municipal, Etec, Fatec, da rede particular, como a Escola Infantil Jean Piaget, Colégio Mestre, Faculdade Unibr, e as associações a exemplo da Apae, Mulheres Motociclistas e Motoclube Cavalo Marinho.

O festejo terá também as equipes da Secretaria da Saúde (atendimento pré-hospitalar e dengue), projetos sociais da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Viração, Garoçá e Cidadão Criança), as oficinas culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, e os projetos da Secretaria de Esportes no desfile pela Rua da Praia, bem como a participação dos projetos sociais Faculdade da Terceira Idade (Faculti), e CCTI Polvo. Para encerrar o desfile, os carros oficiais e o pelotão da Secretaria da Educação, acompanhados pela banda do projeto “Música na Escola”, composta por alunos da rede municipal.


Caraguatatuba
O desfile do Dia da Independência em Caraguatatuba aborda a importância do desporto no cotidiano das pessoas, com o tema “Esporte para a Vida”. Cerca de 6 mil pessoas devem participar do evento, marcado para as 9h, na avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá. O Hasteamento dos Pavilhões será às 8h, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro. Os alunos vão mostrar que a prática desportiva é sinônimo de saúde, amizade, disciplina, cultura, respeito, planejamento, motivação, competição, raciocínio, inclusão, superação, cidadania, história, cooperação e estratégia, entre outros atributos. O legado das cinco edições dos Jogos Regionais do Interior e as políticas públicas na área desportiva do município serviram de inspiração para a escolha do tema deste ano, alega a prefeitura.
Durante o desfile, 28 escolas municipais, 13 estaduais e uma federal abordarão os seguintes aspectos do desporto: “Esporte de Rua”, “Esporte para Saúde”, “Esporte por Esporte”, “Esporte no Meio Ambiente”, “Esporte no Turismo”, “Esporte Social”, “Esporte para Pessoa com Deficiência”, “A Importância do Idoso Praticar Esporte” e “Atletas do Futuro.”
As secretarias de Assistência Social, Esportes, Serviços Públicos e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, além do Fundo Social de Solidariedade, entidades assistenciais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Clube Atlântico de Vela, Jeep Clube Tamoios, times, entre outras associações, também irão participar das comemorações do Dia da Independência. Cerca de 180 veículos da frota municipal passarão pela avenida. O Desfile Cívico de 7 de Setembro é organizado pela prefeitura de Caraguatatuba.


Raio X
Caraguá é destaque no cenário esportivo do Litoral Norte, Vale do Paraíba e parte da grande São Paulo por ter sediado os Jogos Regionais de 2004, 2005, 2008, 2012 e 2013, em função da infraestrutura composta por cinco piscinas, 10 ginásios de esportes, quatro quadras de tênis e 11 campos de futebol, além de via adequada para provas de ciclismo de grande porte, pista de bicicross, arena de vôlei de praia e beach soccer, rampa de voo livre, ciclovias, calçadão e as praias para os esportes náuticos.
O município investe na política educacional e esportiva também com os Centros Integrados de Desenvolvimento Educacionais (CIDEs).
Segundo a prefeitura, são promovidos 42 eventos esportivos que reúnem por volta de 40 mil participantes. A programação inclui campeonatos de futebol amador (categoria de base, adulto, máster e feminino), basquete, voleibol, triathlon e paratriathlon, corridas, caminhadas, provas natatórias, torneios de tênis, competições de artes marciais (judô, jiu jitsu e caratê), passeios ciclísticos, provas de voo livre, torneio de pesca, surf, Jogos Escolares, Jogos Recreativos da Melhor Idade e Copa dos Servidores.


Oficinas
A Secretaria de Esportes e Recreação oferece gratuitamente aulas de alongamento, atletismo, basquete, boxe, caminhada, capoeira, futsal, futebol, ginástica aeróbica, ginástica localizada, ginástica para 3ª Idade, ginástica rítmica, hapkido, hidroginástica, jiu jitsu, judô, karatê, musculação, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei adaptado, voleibol e xadrez. Cerca de 14,1 mil pessoas de diversas faixas etárias praticam as modalidades. Desse total, 3.405 mil têm entre 5 e 17 anos de idade (segmento educacional). Mil e duzentos atletas integram o segmento de rendimento (competição) e 9, 5 mil alunos compõem o segmento de participação. O setor possui 86 profissionais de Educação Física. Entre os projetos destinados à área esportiva estão o Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA), Programa Sesi-SP Atleta do Futuro, Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Escolinhas de Esportes e o Projeto Gibi (Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infanti


Foto: Luciano Vieira/PMSS

Comentários