Ações educativas marcam Semana Nacional de Trânsito na região





Atividades em São Sebastião devem envolver mais de mil crianças
Jessyca Biazini


Para conscientizar os condutores, pedestres e ciclistas, as cidades do Litoral Norte realizarão, entre os dias 16 e 20, atividades educativas sobre prevenção de acidentes e preservação da vida. As palestras e blitzes com panfletagem farão parte da Semana Nacional de Trânsito da região.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio Divisão de Tráfego (Ditraf) conta com maior parte da programação voltada para o público infantil. Já o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI-1) aposta na entrega de materiais informativos pelas vias mais movimentadas da região. As ações abordam as leis que proíbem que o condutor dirija sob efeito de álcool ou drogas, utilização do cinto de segurança, limites de velocidade, entre outros.
De acordo com as últimas pesquisas do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas nos pronto-socorros ingeriu bebida alcoólica. O Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE) aponta que metade dos acidentes ocorre a menos de 10 km de distância da residência do motorista.
Para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Semana Nacional de Trânsito de 2013 deve focar nos efeitos das drogas lícitas (álcool e medicamentos) e ilícitas que afetam a coordenação motora e as condições psíquicas de quem as consomem. Além de dar mais atenção aos pedestres e ciclistas que dividem o mesmo espaço físico no trânsito com motos, carros, ônibus e caminhões, mais poderosos e letais para os não motorizados.


Ações para as crianças
A equipe de Educação do Trânsito da Ditraf de São Sebastião organizou para a Semana Nacional de Educação no Trânsito diversas atividades que irão envolver mais de mil crianças. As ações serão realizadas das 9h às 17h, de 16 a 20 de setembro na Rua da Praia. Já nos dias 17 e 19, Boiçucanga, na Costa Sul, também terá palestras ministradas na Praça Pôr-do-Sol, pelos coordenadores Adilson Nicolau e Adriano Soares.
Nos dias 18 e 24, respectivamente, serão atendidos os filhos dos funcionários da Transpetro e da União do Litoral e no dia 4 de outubro, as crianças da Escola de Educação Infantil Jean Piaget.
De acordo com Nicolau, o trabalho serve para conscientizar os pequenos sobre como se comportar no trânsito. “Mostraremos os meios de transporte e pediremos que sejam multiplicadores dentro de casa”, disse. “Pedir que seus pais usem o cinto de segurança, que não falem ao celular quando estiverem dirigindo, que tomem cuidado com ciclistas e que os coloquem nas cadeirinhas, são assuntos a serem abordados nas palestras”, acrescentou o engenheiro de tráfego.
Segundo o coordenador, as crianças serão levadas para a “Mini Cidade do Trânsito”, onde farão o papel de motorista, de ciclista e de pedestre. “Quando o tema é bicicleta oriento-os a usar o capacete, a joelheira e a cotoveleira. Para o adulto, o capacete já ajuda bastante”, salientou. Adílson revela que o retorno do trabalho é observado na conduta dos pais que frequentemente agradecem a orientação dada aos filhos, e na queda dos índices de acidentes com ciclistas, registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que anualmente chega à casa de 15%. Há também uma palestra agendada com os motoristas da Ecobus para os dias 26 e 27 deste mês. Além da Ditraf, estão envolvidas na ação as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Cultura e Turismo, bem como empresas locais a exemplo da União do Litoral, Ecobus, Sabesp, Bandeirantes de Energia, e comerciantes como a Radical Bike, Tecnoporto e Shipbrás.


Polícia Militar
Nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista, o 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior realizará bloqueios educativos nas principais vias, para conscientizar o condutor sobre o trânsito seguro. Segundo o Departamento de Comunicação do 20º Batalhão, serão entregues panfletos que informam como agir em situações de risco, além de dicas para diminuir o índice de acidentes e assaltos aos condutores.


Dicas para um trânsito seguro
O 20º Batalhão também disponibilizará na página facebook.com/pm20I durante a Semana Nacional de Trânsito diversas dicas de segurança, como:


Com o carro
• Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo que saia por um minuto apenas.
• As chaves sobressalentes nunca devem ser guardadas no interior do carro.
• Procure deixar seu carro em estabelecimento vigiado e de sua confiança.
• Quando estacionar na rua deixe o seu carro em local visível e iluminado, ligue o alarme e coloque a trava de segura.
• Nunca deixe documentos, talões de cheque e cartões de crédito dentro do carro.


Nas estradas
• Respeite a sinalização, o policiamento e os outros motoristas.
• Deixe o acostamento sempre livre par os veículos salva-vidas, como ambulâncias, bombeiros e Polícia Rodoviária.
• Nunca faça ultrapassagens pela direita ou pelo acostamento.
• No caso de algum problema mecânico ou elétrico, pneu furado ou acidente, procure remover o veículo da pista e acenda o pisca-alerta.
• Dirija com maior cuidado na chuva e na neblina.
• Jamais ande com o pisca-alerta ligado.
• Respeite os limites de velocidade.


Cuide de você
•Utilize sempre o cinto de segurança.
•Não dê carona para desconhecidos.
•Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e as portas travadas.
•Não pare em locais isolados para auxiliar outros motoristas. Ao ver algum acidente ou pessoas com dificuldades avise a Polícia imediatamente.
•Ande sempre com os documentos originais do seu veículo.
•Evite dirigir com objetos que despertem atenção como óculos de sol, jaquetas, relógios e presentes.




Foto: Divulgação

Comentários