Segurança pública será tema de audiência na Costa Norte nesta sexta-feira







Os vereadores Jair Pires (PSDB) e Professor Gleivison Gaspar (PMDB) estão à frente da organização da audiência sobre segurança pública que acontecerá nesta sexta-feira, na Escola Municipal Cynthia Cliquet, no bairro da Enseada, a partir das 18h.
A audiência será promovida pela Câmara Municipal de São Sebastião a pedido dos vereadores para que a comunidade possa falar diretamente com seus representantes como se sente em relação à falta de segurança em toda a região e os problemas enfrentados nas mais diversas esferas, uma vez que segurança é tema amplo. O encontro deve servir para reunir a população e fazer uma reflexão sobre o valor da vida e qual a parcela de contribuição que cada um pode dar para uma sociedade mais pacifica.


Segundo o professor Gleivison, a proposta surgiu após ele solicitar uma pesquisa feita por sua assessoria com comerciantes da Costa Norte que já tinham sido assaltados. Diante do resultado considerado alarmante, o vereador entrou em contato com o colega tucano Jair Pires, que reside na Costa Norte e já apresentou vários trabalhos sobre o tema, para encontrarem uma forma de discutir os problemas relacionados à segurança, ouvir a comunidade e autoridades com o objetivo de tentar solucionar várias questões.
“O grande propósito dessa audiência pública é permitir que as pessoas externem seus sentimentos em relação à insegurança e que as autoridades conversem com os cidadãos”, disse Gleivison. De acordo com Jair Pires, “segurança é um tema amplo. A falta de iluminação, por exemplo, gera insegurança. A comunidade precisa se manifestar sobre como se sente, e como enxerga sua região”. Segundo o vereador, será feito um diagnóstico da situação. A proposta é debater soluções e ações que podem ser desenvolvidas para minimizar os problemas por meio, por exemplo, de projetos sociais principalmente para os jovens.
Por outro lado, há ainda os índices criminais registrados na região. “Precisamos ter monitoramento na Costa Norte. Temos três câmeras e apenas uma funcionando”, explicou Jair Pires. Ele lembrou que deverão ser debatidos problemas envolvendo a necessidade de segurança e patrulhamento em frente às escolas e nas praças da Enseada e do Jaraguá como também nos principais logradouros públicos. Para o presidente da Câmara Municipal, Marcos Tenório, “a audiência pública é uma oportunidade para que a comunidade da Costa Norte, que clama por mais segurança, seja ouvida com a expectativa de colher resultados efetivos deste encontro”.


Em 2011, o tema segurança foi debatido no plenário da Câmara Municipal e reuniu mais de 80 pessoas. Segundo os vereadores Jair Pires e Professor Gleivison, o número de assaltos tem aumentado nos últimos meses e os comerciantes não conseguem trabalhar. A audiência deve gerar um documento e também sugerir melhorias. Os vereadores salientam que o encontro não deve ficar somente nas palavras e na discussão do assunto. Eles pedem a participação da comunidade para que cada cidadão possa começar a construir uma sociedade mais humana e pacifica.
Para o encontro com os moradores dos bairros Praia das Cigarras, Jaraguá, Canto do Mar e Enseada foram convidadas autoridades locais como o prefeito Ernane Primazzi, secretários municipais como representantes das secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social e Segurança, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e de instituições como Delegacia Seccional de Polícia, 20º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, presidentes dos Conselhos de Segurança (Consegs) da Costa Norte e Costa Sul, presidentes das Sociedades Amigos de Bairros da região e também representante da EDP Bandeirante.

Comentários