Secretários de turismo do litoral paulista discutem “pacote regional de viagem”







Encontro promovido pela Aprecesp e Prefeitura de Ilhabela contou com uma palestra da TAM Viagens, que destacou o crescimento do setor turístico por meio dos pacotes de viagem
A Prefeitura e a Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo / Turismo Paulista (Aprecesp) promoveram na última quinta-feira, encontro com os secretários de turismo do litoral paulista. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela.
O prefeito Toninho Colucci, que é presidente da Aprecesp, e o secretário municipal de Turismo, Harry Finger, recepcionaram os secretários de diversas cidades do litoral: Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião. Representantes de Angra dos Reis, litoral sul fluminense, também participaram do encontro. “A Aprecesp tem trabalhado no Plano Regional de Desenvolvimento do Turismo, buscando soluções conjuntas entre as administrações e os setores da iniciativa privada, mas sempre de maneira regionalizada”, destacou Colucci.


Pela manhã, os secretários assistiram a duas palestras, uma sobre um programa de financiamento da Caixa Federal destinado às estâncias e outra apresentada pela TAM Viagens, que abordou a importância dos pacotes de viagens no desenvolvimento turístico. Eles conheceram o exemplo da região do Litoral Norte da Bahia.
André Mesquita, da TAM Viagens, mostrou o avanço turístico com a inclusão do roteiro nos pacotes. Em um ano foram 17,2 mil diárias vendidas e mais de R$ 9 milhões. No segundo ano, 24,4 mil diárias e cerca de R$ 18,5 milhões. “Hoje, no litoral norte da Bahia, tem hotel com 150 apartamentos ocupados diariamente. O pacote é um incentivo para que as pessoas venham conhecer a região, mas é preciso envolvimento dos setores envolvidos”, frisou o representante da TAM. “Infelizmente em muitas regiões os empresários do setor hoteleiro não conhecem este mundo dos pacotes de viagens e ficam dependendo da procura por seu hotel ou pousada em um fim de semana”.
A experiência da TAM Viagens no Litoral Norte da Bahia resultou num crescimento de 58% das reservas naquela região e um crescimento em reais de 52%. No período da tarde a reunião foi aberta para representantes dos setores de hotelaria e gastronomia.


Foto: Gustave Gama/PMI

Comentários