Secretária de Educação e deputado federal discutem implantação do Via Rápida no município





No encontro foi discutido a implantação de cursos voltados a Petróleo e Turismo na cidade
Leonardo Rodrigues


A secretária da Educação sebastianense, Ângela Couto, se reuniu com o deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB) na última segunda-feira, a fim de discutir possibilidades de parcerias e projetos para o município. O deputado tucano promoveu o encontro da secretária com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, para a implantação do programa Via Rápida em São Sebastião. O deputado explicou que a presença do secretário estadual foi pelo fato de ser responsável pela gestão do Centro Paula Souza, que inclui, além das Etecs e Fatecs, o programa Via Rápida. Luiz Fernando revelou ainda que o projeto pensado para São Sebastião prevê bolsas no valor de R$ 400 a quem estiver desempregado.
De acordo com Luiz Fernando, a contrapartida do município será ceder os locais para a implantação do projeto, bem como indicar quais cursos serão ministrados na cidade.
“O início para as montagens dos cursos é agora. A previsão (do início do programa na cidade) é para 2014”, diz Luiz Fernando.


Capitã
O tucano Luiz Fernando afirma que a implantação do Via Rápido em São Sebastião é iniciativa do governo do Estado, mas atribui a Ângela o diálogo entre as esferas de governos para a escolha dos cursos que virão. “A Ângela é a capitã da montagem dos cursos”, comenta o deputado.
Ele explica que a procura por envolvimento de Ângela se dá pelo fato da secretária municipal conhecer as necessidades do mercado de trabalho local. Segundo a assessoria do deputado federal, a priori, os cursos sugeridos pela Administração Municipal são voltados às áreas de Petróleo e Turismo. “A iniciativa é do Estado, mas quem se mexeu foi Ângela”, reconhece Luiz Fernando.
O Via Rápida Emprego é um programa do governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo.


Foto: Luiz Fernando Machado/Divulgação

Comentários