Rotary Clube promove concurso de redação para alunos do Ensino Médio







Cristiane Lopes


Conhecido internacionalmente por seus trabalhos filantrópicos nas áreas da saúde e assistência social, o Rotary Clube de São Sebastião vai promover no próximo mês a 1ª Olimpíada de Redação. “A referência ao universo esportivo não é por acaso”, lembra o presidente da instituição na cidade, o advogado Francisco de Assis Porpino da Silva. “É uma forma de chamarmos a atenção do público-alvo do concurso, que são estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de quatro escolas públicas da cidade, que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares no final do ano”, afirma.


O tema do evento é “De que forma a participação do aluno, no contensto escolar, e a sua atuação em organizações como o Rotary Clube, contribuem para a formação de um profissional ético”, e foi elaborado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, vinculada à Secretaria de Estado da Educação.
Poderão participar alunos do terceiro ano do Ensino Médio das escolas estaduais Professora Maria José da Penha Frúgolli (Enseada); Maísa Theodoro da Silva (Vila Amélia); Nair Ferreira Neves (São Francisco); e Josepha de Sant’Anna Neves (Topolândia). Os alunos autores dos três melhores trabalhos receberão prêmios, assim como os professores.
Ainda de acordo com Francisco, “a Olimpíada tem o objetivo de contribuir para o hábito da escrita crítica, a partir do aprimoramento da habilidade de composição e comunicação como processo integrado da linguagem escrita de gênero discursivo”. O gênero escolhido, assim como no Enem e os principais vestibulares do País, é o dissertativo. “Queremos oferecer aos alunos dessas escolas públicas uma oportunidade de treinamento ortográfico estrutural, tornando-os competitivos nas avaliações dos vestibulares e também o Enem”, completou o advogado.


Seleção
Haverá uma 1ª etapa, de onde sairão as três melhores redações de cada turma - o que deve ser feito até o dia 10 de setembro. Posteriormente, a escola deverá fazer uma nova seleção entre esses textos pré-classificados e definir as três redações eleitas para serem encaminhadas à Diretoria de Ensino, até o dia 20 de setembro. As redações serão avaliadas por uma comissão de julgamento composta por profissionais habilitados que elegerão os três melhores trabalhos da Olimpíada entre as quatro escolas participantes.


“Serão observadas a correção gramatical e sintática, a objetividade, a originalidade, a ortografia, a propriedade vocabular, a organização dos argumentos e o encadeamento das ideias”, consta o regulamento. Essa fase de avaliação deverá ser encerrada no dia 30 de setembro.


O primeiro lugar receberá de prêmio um notebook; o segundo lugar, um tablet; e o terceiro, um telefone celular. Os professores desses alunos também serão premiados com uma máquina fotográfica. “No entanto, todos os alunos participantes receberão o Certificado de Menção Honrosa, que serão entregues na cerimônia de premiação da Olímpiada de Redação, agendada para o dia 17 de outubro. O evento será realizado a partir das 20h, no Teatro Municipal de São Sebastião, com a presença dos finalistas, autoridades e familiares”, completou Francisco de Assis.

Comentários