Projeto Ponto MIS aplica oficina de audiovisual para alunos da rede municipal em Boiçucanga







Praia de Boiçucanga recebe mais uma vez edição do projeto “Palhaçaria no Litoral”
O projeto Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, aplicou na tarde da última terça-feira, em parceira com a Prefeitura, uma oficina de audiovisual para alunos da rede municipal de ensino em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião.
Com o tema “O Cinema dos Meus Sonhos”, a finalidade da iniciativa foi despertar a sensibilidade das crianças para o reconhecimento da linguagem audiovisual, utilizando celulares e câmeras como ferramentas.
Aproximadamente 30 crianças da Escola Municipal “Guiomar Aparecida Conceição Sousa”, com idades entre 8 e 10 anos, participaram do projeto que tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Houve, ainda, a participação de pessoas da comunidade interessadas no assunto.
O evento ocorreu em um dos pavilhões da Praça Pôr-do-Sol, onde os cineastas Flávio e Christian Saghaard ensinaram como realizar vídeos baseados nos sonhos dos próprios alunos e participantes. Para a assessora cultural da Secretaria de Cultura e Turismo, Nícia Guerriero, o projeto é muito legal, dinâmico e positivo. “Me surpreendi e fiquei encantada e admirada em ver como a equipe conduziu todos os trabalhos”, falou.
Durante a ação, uma das criações das Oficinas Culturais de São Sebastião para o Carnaval em Boiçucanga – a cobra de pano com cabeça feita de papel marchê – foi utilizada pelos profissionais do MIS em uma filmagem. “Eles ficaram encantados com o espaço da praça e com a praia”, revelou Nícia.


Filmes
Ainda neste mês, o projeto MIS realizará a exibição de dois filmes na Praça Pôr-do-Sol. De acordo com a programação, nos dias 20, 27 e 31 a equipe projetará o curta Desentralha S.A.
Com 11 minutos de duração e classificação livre, o filme sob a direção de Maurício Castaño conta a história de dois irmãos que são obrigados pela mãe a desaparecer com o desenho maravilhoso que eles fizeram na parede do quarto. Quem poderá ajudá-los nessa tarefa impossível?! Desentralha S.A.! Essa empresa mirabolante tira as crianças de qualquer encrenca.
Já a segunda película, com 90 minutos de duração, chama-se A Profecia dos Sapos (direção Jacques-Rémy Girerd) e narra à história do dilúvio vivido pelo mundo. Agora, está acontecendo tudo novamente. Os sapos, que anunciaram a catástrofe, tentam alertar os humanos. Fugindo da chuva, os vovôs Ferdinand e Juliette levam o netinho Tom e a amiguinha Lili para um enorme celeiro, que depois do temporal se transforma em uma Arca de Noé improvisada. Nessa inacreditável casa flutuante, eles reúnem os animais da fazenda e os bichos do zoológico da vizinhança. O mundo é inundado e tudo que eles têm para comer são 28 toneladas de batatas. Animais carnívoros e herbívoros precisam viver em paz para sobreviver. Como fazer? Inicia-se uma fantástica e divertida aventura.
Serviço: Mais informações pelo telefone (12) 3865-4335, com professor João Luiz.


Foto: Divulgação | PMSS

Comentários