Prefeituras do Litoral Norte discutem lixo com representantes do Estado em São Sebastião





Intenção é buscar alternativa viável e eficaz para o tratamento de resíduos na região
Discutir soluções para a destinação dos resíduos sólidos da região. Este é o objetivo de uma reunião entre representantes das quatro prefeituras e técnicos Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano (SDM) que será realizada hoje, a partir das 9h, no Observatório Ambiental do Complexo Turístico na Rua da Praia, em São Sebastião. O evento não será aberto ao público.


Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Eduardo Hipólito do Rego, durante todo o dia serão apresentados números e dados de coleta das quatro cidades com o intuito de embasar uma resolução regional.
“Desde o mês de março estamos nos reunindo com representantes do Governo do Estado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, em São Paulo, para buscar uma alternativa que melhore as condições do tratamento de resíduos de todas as cidades. Agora, pela primeira vez, iremos conversar com os técnicos aqui no litoral já que a ideia é que tenhamos um consenso para resolver definitivamente o que há anos estamos tentando”, destacou.


Ainda de acordo com o secretário, no primeiro momento do encontro os representantes estaduais farão uma explanação do que o governo sugere em relação ao tema. “Na programação duas cidades farão suas apresentações no período da manhã e as outras duas à tarde. No entanto, antes de tudo isso, a Secretaria de Estado fará o que chamamos de balizamento, ou seja, vão apresentar o que o governo pretende para a região e aí caberá a nós verificarmos se isso vale à pena ou não”, disse Hipólito.


Esta reunião faz parte de um “Protocolo de Entendimentos” firmado em dezembro de 2012 para estabelecer um conjunto de ações capazes de fornecer alternativas e legitimar uma solução regional e compartilhada para o tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos da região. “Este protocolo prevê ainda que até o final do ano tenhamos um relatório completo sobre a situação e as sinalizações regionais para que possamos avançar nesta questão”, sinalizou o secretário.


Secretaria de Meio Ambiente promove ‘porta a porta’ na Costa Norte
Objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva


A equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião promoveu ontem mais uma ação de conscientização popular sobre a importância da coleta seletiva.
O trabalho, dentro do projeto porta a porta, foi realizado pela educadora ambiental Christiane Cruz, pelo biólogo Sérgio Kugler e pela professora Rosa Silveira no bairro da Enseada, na Costa Norte do município. “Conversamos com moradores das ruas Paladino Simeão Santana e Maximiliano dos Santos, além dos residentes nas travessas João Santana, Davino Antônio Lourenço e Moisés Anselmo da Silva, num total de 83 imóveis visitados”, disse Christiane.
De acordo com ela, os moradores receberam orientação sobre a separação e descarte corretos dos resíduos, programação da coleta de lixo e sucata, destinação de podas e resíduos de construção civil. “Lembramos também que o ato de botar fogo nas podas e demais resíduos pode acarretar em multa, caso o morador seja flagrado realizando a ação”, declarou a educadora ambiental. Ainda conforme informou, a comunidade ficou a par de que o descarte correto dos resíduos é de responsabilidade de cada cidadão. “Todos nós temos esta obrigação e se cada um realmente fizer a sua parte, conseguiremos atingir uma melhor qualidade de vida ao mantermos limpo o bairro onde moramos”, concluiu Christiane Cruz.


Foto: Munir El Hage/PMSS

Comentários