Prefeitura multa Petrobras em R$ 5 mil por vazamento de óleo no Itatinga





Comunidade pede socorro após novo vazamento constatado por policial ambiental
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, multou em R$ 5 mil a Petrobras após a constatação de um novo vazamento de óleo em um terreno localizado na rua Tancredo Neves, no bairro do Itatinga, na região central.
Recentemente fiscais do Meio Ambiente receberam denúncias de moradores do local e tendo como base o Boletim de Constatação de número 19/07 foi feita uma vistoria na área e expedido o auto de multa número 22.444.
Segundo os próprios fiscais a área - que vem sendo constantemente monitorada pela Prefeitura – está contaminada e o material conduzido pelas águas pluviais o que pode acarretar também o contágio do corpo d’água infringindo a lei municipal 848/92. Além disso, a área também está embargada com base no auto 21.234


Medo
Em meados de julho, moradores das imediações perceberam o surgimento de óleo brotando no chão na rua Tancredo Neves e ficaram incomodados e com medo da situação. Policiais ambiental foram ao local e cosntat5aram o vazamento.
Na ocasião, o engenheiro Aristides Barbosa Pennas, da empresa responsável pela área interditada, em declaração à Polícia Ambiental, explicou que o material foi coletado e analisado por dois laboratórios, indo agora para um terceiro.
Os moradores reclamavam do cheiro e demonstravam preocupação uma vez que uma boa parte dessa região foi interditada após a descoberta de óleo nos terrenos. Ainda na ocasião, a Petrobras, por meio de sua assessoria, informou que o produto citado não se tratava de resíduo de petróleo, conforme apontavam resultados de análises químicas anteriores realizadas tanto pela empresa como pela Cetesb.


Foto: Mara Cirino/IL

Comentários