Morador denuncia vazamento de esgoto em córrego no Pontal da Cruz





Na tarde de ontem, técnicos da Sabesp e da prefeitura trabalhavam no local para identificar causa do problema
Cristiane Lopes


O empresário Valdo Rego, de 60 anos, morador do bairro Pontal da Cruz, na região central de São Sebastião, denuncia vazamento de esgoto na esquina da Alameda Santana com a rodovia Manoel Hipólito. “Percebemos o vazamento por volta das 10h; o cheiro estava insuportável, sem contar que isso vai parar no córrego que desemboca na praia, ao lado do rancho de pesca, e contribui para que a praia fique imprópria para banho”, relata o morador.
“A Sabesp precisa tomar uma providência. Este problema é gravíssimo. Não adianta ficar fazendo propaganda se a realidade é outra. A estação de tratamento de esgoto aqui é problemática. É mau cheiro 24 horas”, desabafa.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sabesp informou que na tarde da última quarta-feira um técnico da empresa foi até a Alameda Santana, acompanhado por funcionário da Prefeitura de São Sebastião para verificação da ocorrência, não identificando vazamento e extravasamento na rede coletora de esgotos e nos Poços de Visita (PVs) existentes no local.
“A Sabesp destaca que todas as suas instalações são visitadas diariamente (a cada oito horas) por equipes volantes e a estação de bombeamento de esgotos ali existente recebe monitoramento 24 horas”.
Já em relação à denúncia do morador, de que é comum o despejo de esgoto no referido córrego, a Sabesp informa que não possui autoridade para inspecionar instalações internas de imóveis, conforme o Código Sanitário do município.


Investigação
Ontem à tarde, a Prefeitura de São Sebastião enviou equipes da fiscalização ambiental e da Secretaria Municipal das Administrações Regionais (Seadre) para auxiliar a Sabesp na inspeção da área, constatando o despejo de efluentes no córrego e também a morte de peixes.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura informou que foi feita uma intervenção para fazer o esgotamento da rede. Sobre possível autuação e multa, a assessoria informou que acompanha os trabalhos de inspeção da Sabesp no local para saber das causas da ocorrência antes de se posicionar a respeito.


Foto: Jorge Mesquita/ IL

Comentários