Estudantes do Jaraguá visitam pontos do Centro Histórico







Alunos da EM Maria Alice Rangel no Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião, visitaram na última sexta-feira, os principais pontos do Centro Histórico. Cerca de 80 estudantes, das turmas de 3º e 4º anos, na parte da manhã, e 1º e 2º anos, na parte da tarde, aproveitaram a oportunidade para aprenderem um pouco mais da história do município.
A visita foi acompanhada pelo monitor Wagner Pereira Gonçalves, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), além de professores da unidade escolar e de alguns pais de estudantes convidados.
O grupo conheceu o prédio histórico da Sectur e viu as maquetes sobre o município. Em seguida, visitou os prédios da Câmara Municipal, da Igreja Matriz, da Casa Dória e do antigo Fórum, onde hoje funciona o Ministério Público, na antiga Praça do Pelourinho.
Os alunos ainda conheceram a Casa das Janelas, com suas 13 janelas e portas falsas, onde residia o Capitão Mor, além do prédio da Casa de Câmara e Cadeia, onde na parte de baixo funcionou a cadeia e na de cima, a Câmara de Vereadores.
Os estudantes seguiram para a Rua da Praia, onde conheceram o Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), o Praia Hotel, onde na parte de baixo funcionou a hospedaria e na de cima a residência da família e a Casa Esperança, que pertenceu a uma das famílias ricas da época e onde funcionou na parte de baixo o comércio e na de cima a moradia da família.


Aprendizado
Crianças e pais convidados aproveitaram para conhecer melhor os pontos do Centro Histórico. Segundo informações da coordenação da escola, a visita irá complementar o conhecimento dos alunos que estudam o projeto “Cultura Popular: memória, identidade e patrimônio”, na unidade escolar.
A mãe Débora da Silva Carmo Santana, mãe do pequeno Gustavo, 8 anos, afirmou que a visita foi bastante proveitosa. “É uma ótima oportunidade para conhecermos de perto e aprendermos um pouco sobre a história de São Sebastião”, completou.
Já na opinião da aluna Júlia de Jesus Santos, 8, a Igreja Matriz é impressionante. “Gostei bastante e ainda aprendi coisas novas sobre a cidade”. Outro aluno que elogiou foi Kayan da Silva Galhardo, 9 anos. “Gostei mais da Casa de Câmara, Cadeia e da Igreja Matriz; pude saber um pouco da história desses prédios que fazem parte da história da cidade”, salientou.

Comentários