Esgoto vai parar em córrego de Juquehy







Líquido escuro que extravasa de fossas
Helton Romano

A falta de rede de esgoto em uma rua do bairro de Juquehy está provocando a poluição de um córrego que margeia a via. Situada atrás de um posto de saúde, paralela à rodovia, a Rua Ladislau Serafim dos Santos não conta com o serviço de coleta de esgoto, embora seja travessa de uma via conhecida como “Rua da Sabesp”.
Em função disso, as residências do local utilizam fossas sépticas que extravasam e lançam esgoto na própria rua. O Imprensa Livre constatou o líquido escuro ao longo de toda a via. Moradores ouvidos pela reportagem confirmaram o problema.
Em dias de chuva, a declividade da rua faz com que parte desse esgoto seja arrastada por dentro de um terreno baldio até chegar ao córrego. Em frente a uma casa, na parte mais baixa da rua, a reportagem observou poças causadas pelo extravasamento de fossa.


A Prefeitura informou que fiscais da Secretaria de Meio Ambiente vistoriaram o local na manhã de ontem. De acordo com a Prefeitura, o lançamento irregular de esgoto é proveniente de uma residência cuja proprietária foi multada em R$ 1 mil, no mês passado.


Já a Sabesp se manifestou dizendo que a implantação de rede coletora de esgoto nesta rua “requer solicitação de um morador junto à agência de atendimento ao público em São Sebastião”. Segundo a nota enviada pela assessoria de imprensa da Sabesp, a partir do protocolo de solicitação, será realizado um levantamento e estudo para prolongamento de rede.


Foto: Helton Romano/IL

Comentários