Deputado defende vozes das ruas e voto aberto em palestra na Etec







Líder do PSDB na Câmara Federal foi o convidado para a 2ª Semana da Cidadania e Política
O deputado federal e líder do PSDB, Carlos Sampaio, defendeu as manifestações que tomaram conta das ruas do país no mês de junho e o voto aberto no Poder Legislativo, durante palestra na Escola Técnica Estadual e Faculdade Técnica Estadual (Etec/Fatec) de São Sebastião, na noite da última segunda-feira. Ele participou da 2ª Semana da Cidadania e Política promovida pela unidade de ensino. Cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores e autoridades políticas da cidade, estiveram presentes ao evento.
“Em razão do movimento das ruas, foi votada a PEC 37 e foram 498 votos pela sua derrubada (na Câmara). Mérito das ruas”, considerou Sampaio, referindo-se à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limitava o poder de investigação do Ministério Público (MP) e que foi rejeitada em plenário.
“Agora é a vez do voto secreto, que desde 2002, quando me elegi pela primeira vez deputado federal, defendo seu fim - não só eu, mas uma série de outros colegas parlamentares também defendem. Agora, em agosto, devemos acabar finalmente com o voto secreto. Para minha alegria: benditas as vozes que vieram das ruas. Isso é a resposta do Congresso Nacional ao movimento das ruas”, afirmou o líder tucano.


Questionado sobre o assunto, Sampaio defendeu a redução da maioridade penal paracrimes hediondos. “Se o jovem tem condição de votar e eleger o presidente da República, tem condição de saber a gravidade de um estupro, por exemplo”, justificou o tucano, que é relator da comissão especial para a discussão de projetos que ampliam o rigor a jovens infratores. “Mas, para isso, é preciso mudar a Constituição.”
Ele também se disse favorável a uma reforma política que implante o voto distrital. “O voto distrital é o ideal para o País. Se eu tenho vínculo com o distrito que me elegeu, eu tenho como ser cobrado por esse distrito. Sou totalmente favorável”, disse.
Depois da palestra, Sampaio respondeu a perguntas formuladas pelos alunos da Etec e da Fatec de São Sebastião. O líder tucano foi recepcionado pelos diretores da Etec, Cícero Monteiro, e da Fatec, Marcelo Menezes, que também fizeram parte da mesa.


Discussão
O deputado tem 50 anos e é o atual líder do PSDB na Câmara dos Deputados. É naturalde Campinas, onde foi vereador e secretário municipal de Segurança Pública. Também foi deputado estadual e está no terceiro mandato consecutivo de deputado federal. É promotor de Justiça licenciado, tendo atuado em várias cidades do Estado.


Como atual líder do PSDB, Sampaio conta participar das principais discussões que ocorrem hoje no Congresso Nacional. Dentre elas, se destacam:
- A ampliação do rigor contra jovens infratores - Carlos Sampaio é o relator da comissão especial que discute 19 propostas em tramitação nesta área;
- A defesa do voto aberto no Congresso e casas legislativas do país;
- O mandado de segurança contra a PEC 33/11, que submete decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Congresso;
- O apoio aos promotores do País contra a PEC que limita o poder de investigação do Ministério Público.
- A proposta de reforma política, apresentada pelo PSDB.


Foto: Divulgação

Comentários