Coordenadores pedagógicos discutem replanejamento na Educação





Coordenadores discutem replanejamento e gestão da aprendizagem
Discutir sobre o replanejamento do segundo bimestre e a gestão da aprendizagem. Estes foram os temas principais da formação com os coordenadores pedagógicos de Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 da rede municipal de ensino nessa quinta-feira, no Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, no São Francisco, região central da cidade.
A diretora pedagógica Vivian Augusto, da Secretaria da Educação, explicou sobre a importância de se discutir sobre a Gestão da Aprendizagem. Ela ainda mencionou que a pasta está com uma nova estrutura de trabalho da supervisão e que cada supervisor será responsável por um número de escolas divididos por segmentos. “Nosso objetivo é que o apoio da supervisão possa auxiliar e agilizar os trabalhos em busca da solução das dificuldades, além de estar mais próximo das unidades escolares para melhorar o dia-a-dia”, completou.
Em seguida, cada coordenador pedagógico falou sobre o replanejamento do segundo bimestre nas escolas. Eles explicaram sobre os trabalhos realizados conforme o Plano de Ação e as orientações feitas aos professores sobre o planejamento das aulas.
Os coordenadores assistiram ao vídeo “Marinheiros e professores”, uma comparação entre os dois profissionais, leram e fizeram uma reflexão sobre as ações na escola. Além disso, participaram de outras atividades, entre as quais, apontaram as dificuldades e as ações nas unidades escolares tendo em vista a melhoria do ensino.
Para a coordenadora Stella de Campos Mendes, da escola municipal Henrique Tavares de Jesus, de Barra do Sahy, na Costa Sul, a formação é fundamental porque norteia as ações do coordenador na escola. “Passamos a ter mais argumentos e propostas para trocar ideias com os educadores. Entendo ser necessário ter o planejamento e a gestão da aprendizagem para o professor dar uma boa aula e garantir o aprendizado ao aluno”, ressaltou.


Gestão da aprendizagem
Na parte da tarde, os coordenadores discutiram sobre a Gestão da Aprendizagem e assistiram a vários slides sobre as intervenções que podem ser aplicadas nas escolas com foco na aprendizagem. Eles se dividiram em grupos e apontaram quais as fragilidades das aprendizagens apresentadas nos Conselhos de Classe na unidade escolar onde atuam. Cada grupo traçou formas eficazes de intervenção para as fragilidades e elaborou as novas intervenções. Para encerrar, foi lido o texto “Coordenador pedagógico, o fio condutor da Educação”.


Foto: Nayara Martins/PMSS

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