Barra do Sahy recebe I Encontro de Flautas Doces neste fim de semana





A Costa Sul de São Sebastião recebe neste fim de semana o I Encontro de Flautas Doces da Barra do Sahy. O evento vai desta sexta-feira a domingo, e tem entrada franca. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apoia a iniciativa.


Hoje o evento inicia com um concerto educativo comentado no Instituto de Educação de Cultura Raízes em Boiçucanga, a partir das 17h. Amanhã, uma degustação de vinho seguida de concerto acontece no Hotel Aldeia Sahy, no salão de eventos restrito a 60 pessoas; para a ocasião é necessária a retirada de ingressos, meia hora antes da apresentação, marcada para as 19h, na recepção do hotel. Já no domingo o encerramento acontece às 18h, na Capela Caiçara de Santana, em Barra do Sahy. Com classificação indicativa livre, o I Encontro de Flauta Doce da Barra do Sahy é realizado pelo conjunto As Flautas de São Paulo, dirigido por Cesar Villavicencio e Ricardo Kanji. Este é o único grupo do País que possui um consort completo de flauta Praetorius. As Flautas de São Paulo reúne músicos de quatro gerações que se dedicam à flauta doce e à pesquisa e interpretação da música antiga.

O idealizador do projeto, Cesar Villavicencio, disse que a vontade de realizar um evento como este partiu de um objetivo pessoal. “Minha ideia sempre foi difundir uma música que só as grandes cidades são acostumadas a prestigiar; ela foi concretizada a partir de uma conversa com o dono do hotel que se dispôs a ajudar. O litoral, principalmente São Sebastiãom, tem diversas capelinhas com uma acústica perfeita para esse tipo de apresentação”, disse.
Villavicencio disse ainda que o Encontro de Flautas pretende difundir essa música e colocar em evidencia o patrimônio histórico da cidade, dando um toque especial para o circuito turístico histórico do município. “A intenção é que seja o primeiro de vários; pretendo que esse evento aconteça anualmente com a premissa de deleitar, mas também de ensinar novos flautistas e, por meio dos concertos, promover um alcance de público maior e lutar pela acessibilidade da música”, finalizou.
O evento tem o apoio do Hotel Aldeia de Sahy, Instituto Raízes de Boiçucanga, Sociedade Amigos da Barra do Sahy, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Vlaadereen Produções Culturais e Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.

Comentários