Assessores culturais recebem capacitação antes da volta às aulas







A Fundação Cultural e a Secretaria de Cultura e Turismo esperam receber para mais um semestre cerca de 3 mil alunos, separados por toda a cidade. Para preparar os assessores culturais, a secretaria oferece oficina de capacitação durante toda a última semana no Observatório Ambiental, na Rua da Praia.
A Oficina “Arte Educação e Sua Função”, de Luciano Draetta e Priscila Oliveira (Circo Navegador) pretende com um misto de dinâmica de grupo, conceitos, teoria, prática e relato de experiências, uma troca de informações com os assessores.
A abertura oficial dos trabalhos aconteceu na última semana, e contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi, da secretária de Cultura e Turismo Marianita Bueno, que aproveitou o momento para apresentar a nova diretora de Cultura da cidade, Vera Alonso.
Além da apresentação da nova diretoria de Cultura, aconteceram também as apresentações formais dos novos assessores e suas oficinas. São quase 50 professores divididos em diferentes polos de ponta a ponta do município; todas as aulas são gratuitas e aberta à população.


Primazzi fez um bate papo com o grupo no início da tarde. “Vocês devem ser os divulgadores da nossa Cultura, são vocês os responsáveis por esses 3 mil alunos”, disse, acrescentando que Vera Alonso chegou à secretaria para somar. “Ela veio para auxiliar os trabalhos de vocês ainda mais, todos já a conhecem e isso só vai facilitar o diálogo entre vocês. Sejam bem vindos a mais um semestre e boas aulas”, declarou o prefeito.


Luciano Draetta, durante as atividades da capacitação lembrou que as Oficinas são uma maneira de contato direto com a comunidade.
“Esse é um processo muito importante. Essa relação do arte educador com a comunidade faz com que vocês formem cidadãos. Não se esqueçam disso”, afirmou. Sobre a importância de uma Oficina Cultural, Draetta mencionou ter sido ‘rato de oficinas’ em sua adolescência, quando residia em São Paulo. “Transitei por várias áreas, sempre em busca da minha especialização, o circo”, frisou.

Comentários