Sabesp conclui obra de perfuração de poços na Costa Sul





A iniciativa tem como objetivo estudar nova forma abastecimento
A Sabesp concluiu o trabalho de perfuração de poços, nos sistemas de abastecimento de água, na Costa Sul de São Sebastião. A atividade, iniciada no final de junho, teve como principal objetivo coletar a água subterrânea nesta região, podendo ser esta mais uma opção de abastecimento no Litoral Norte, cuja água distribuída é captada exclusivamente de mananciais superficiais (rios).


Com esta primeira sondagem será possível analisar a qualidade da água, bem como a vazão do poço perfurado, que pode variar de acordo com a região. Conforme explicou o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, o engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, durante reunião de Prestação de Contas da Companhia aos municípios da região, “a tentativa de utilização de poços será pioneira em nosso litoral, embora seja bastante comum no interior do estado. São vários os fatores positivos, entre eles o fato de a água não ficar suscetível a alterações relacionadas à cor e turbidez, situação que ocorre muito em períodos de chuva. Outro ponto positivo é que com outra possibilidade de captação de água o impacto da estiagem é menor. No entanto, pelo fato da proximidade da água salgada do mar, após a perfuração dos poços inicia-se a nova etapa, que é a de análise de qualidade. Estamos bastante otimistas”, destacou.


Foram perfurados seis poços sendo dois na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaecá – visando complementar o abastecimento nos bairros Guaecá e Barequeçaba tanto na estiagem como na alta temporada; além de outros quatro na região do Camburi, que atualmente não é abastecida pela Sabesp.
Ao final da análise da água, se comprovada sua boa qualidade, a mesma será bombeada para tratamento completo e reservação, e posterior distribuição à população da Costa do Sul de São Sebastião.


Foto: Sabesp/Divulgação

Comentários