Centenas pessoas prestigiam o 2º Arraial Gastronômico Buscapé em Boiucanga







Centenas de moradores e turistas prestigiaram o 2º Arraial Gastronômico realizado pelo projeto Buscapé em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, no último fim de semana. Vários chefs de cozinha renomados participaram do evento no preparo de deliciosos quitutes.
A festa teve ainda a participação de bandas musicais, as quais tocaram rock, antigas canções sertanejas, forró etc. Houve outras apresentações, como o grupo de dança de fitas, DJ’s e brincadeiras infantis.


As legítimas
Crianças atendidas pelo projeto também realizaram pequena homenagem ao idealizador e criador do Buscapé, o soldado PM William Silvério, que agradeceu à Prefeitura e a todos que ajudaram e se empenharam para realizar a festa.
Uma das guloseimas mais vendidas foi à famosa empanada chilena “As legítimas”, do Bar do Seu Zé (instalado em São Paulo, capital) que esgotou no último sábado. De acordo com o chef Ananias Bezerra de Souza, o estabelecimento comercializa 21 sabores. A mais procurada é a tradicional de carne, seguida da marguerita. Ao mês, aproximadamente 25 mil empanadas são vendidas.
O profissional, que já ministrou aula no projeto Buscapé e participou pela segunda vez da festa, elogiou os organizadores, o novo espaço e o chef Eudes Assis, um dos responsáveis pela vinda dos cozinheiros. “A organização e todos os colaboradores estão de parabéns porque o projeto é coisa séria. Nota 10 para o evento”, destacou Ananias.


Aprovado
Quem degustou, aprovou as iguarias. É o caso da paulistana e aposentada Ines Coracca, 73, que saiu de Maresias, também na Costa Sul, para experimentar os pratos. “Adorei o arroz com bacalhau e as empanadas”, declarou Ines, que também elogiou a festa.
Outro paulistano que saboreou os quitutes foi o corretor de imóveis Antônio Carlos Mello, 68. “Aprecio a gastronomia e em especial a caiçara. Este ano os pratos estavam bem mais ecléticos e muito bons. A iniciativa é ótima”, mencionou.


O morador e professor de musicalização infantil, Icaro de Matos, 28, que acompanha o projeto Buscapé indiretamente há anos, considera o evento maravilhoso. “Estava muito legal, com comida boa, gente bonita, apresentações muito bacana das bandas musicais e grupos de dança. Enfim, tudo estava ótimo e o resultado é espetacular”, disse Matos.


Fundos
O evento contou com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e teve como objetivo arrecadar fundos para a reforma de um galpão onde são desenvolvidas atividades extraescolares, nas áreas do esporte, arte e culinária, com crianças e jovens.
No último sábado, a secretária da pasta, Marianita Bueno, prestigiou a festa e elogiou a organização. “A equipe demonstrou responsabilidade e engajamento e inovou ao trazer chefs reconhecidos para o nosso município. Já esperamos ansiosos pela festa em 2014”, salientou.
O projeto Buscapé é desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, e também conta com a ajuda de colaboradores, como Jorge Celestino, presidente do Conselho de Segurança da Costa Sul. Em nome de todos os envolvidos, o chef Eudes Assis agradeceu à todas as pessoas que prestigiaram o evento. “O Arraial foi lindo e superou nossa expectativa”, avaliou.


Quitutes
Diversos quitutes como cuscuz à paulista, creme de vaca atolada, empanadas, nhoque com bolonhesa de cabrito, canjica, yakissoba e temaki de salmão, caldo verde, brownie com peanutbutter, polenta com ragu de linguiça, pavê de paçoca e cural brullê, quirela com costelinha de porco, macarron de paçota, arroz lambe lambe de mariscos, torta de banana, canjiquinha mineira com costela defumada e embutido da canastra, arroz doce e bolinho caipira, sanduíche de linguiça de Bragança, sanduíche de costela com barbecue de maçã, bolinho de milho com copa lombo e maçã do amor, além de vinhos, café e outras bebidas fizeram parte do festival.

Comentários