Período da safra da cana de açúcar e promoções provocam queda no preço do combustível





Posto na Cigarras reduziu em até 30 centavos o preço da gasolina comum
Mara Cirino


Pouco mais de um mês após a presidente Dilma Rousseff ter autorizado que a gasolina vendida nos postos do país voltasse a ser comercializada com 25% de etanol anidro, e não mais 20%, como estava em vigor desde 2011, os efeitos começam a surgir em alguns postos de São Sebastião. Promoções casadas para atrair mais consumidores também se apresentam como forma de baratear o custo nas bombas de combustível.
A medida do governo federal foi adotada como um incentivo aos produtores de cana-de-açúcar e antecipada pelo governo para ajudar a reduzir o impacto do aumento do preço da gasolina, registrado em janeiro deste ano.


A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) estima que a produção do etanol anidro (destinado à mistura com a gasolina) no Centro-Sul do país deve crescer 28,29% na safra 2013/2014 em relação ao período anterior, por causa do aumento do percentual de etanol na gasolina. “A Unica considera a decisão positiva, na medida em que gera demanda adicional, garantida pelo etanol anidro, beneficiando produtores e consumidores, já que o incremento na mistura gera redução nas emissões de gases causadores do efeito estufa”, disse a entidade na ocasião da redução. Em São Sebastião, o gerente dos postos Baia do Sol (São Francisco), Flexa III (Topovaradouro) e Kajyia (Centro), Tadeu Pecoella, disse que partir de hoje as bombas devem ter baixa de 10 centavos no preço dos combustíveis. “Como se está na safra da cana de açúcar, o governo deu incentivo e colocou mais álcool na gasolina, é possível repassar essa diferença no preço ao consumidor”. Ele espera que essa medida atraia mais motoristas a um de seus postos. Quem também está na fase de promoções é o Ecobrasil, na Cigarras, que conseguiu redução na gasolina comum (30 centavos) e na aditivada e etanol (10 centavos). “É uma forma de atrair mais nosso cliente ao posto para que conheça nosso restaurante. É uma aposta que fizemos que vai beneficiar também o cliente”, disse o gerente Genivaldo dos Santos Sampaio, o Nei.
Na Costa Sul de São Sebastião e em Caraguatatuba ainda não foram observadas reduções nos preços dos combustíveis. Em médio, a gasolina custa 2,899 e o álcool 1,999.


Foto: Jorge Mesquita/I

Comentários