I Seminário Integrado de Educação Ambiental das Unidades de Conservação começa hoje







Praia do Bonete, em Ubatuba
Começa hoje e se estende até amanhã o I Seminário Integrado de Educação Ambiental das Unidades de Conservação do Litoral Norte. O evento será realizado no Teatro Municipal de São Sebastião e é voltado para professores das redes municipais, estaduais e particulares de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
O objetivo deste encontro é trazer ao conhecimento dos educadores, assuntos pertinentes às unidades de conservação da região e a importância delas para a preservação dos recursos naturais, bem como o seu papel na formação da consciência ambiental das crianças e jovens. A ideia é que os professores trabalhem o assunto em sala de aula e utilizem as UCs como ferramentas de educação ambiental.


Entre os temas que serão discutidos nos dois dias de seminário, destacam-se as Mudanças Climáticas; Educação ambiental e prevenção de riscos no contexto das UCs do Litoral Norte Paulista; Produção Biológica em Ambientes Marinhos; Cidadania; Biodiversidade Educação Ambiental Crítica e a Participação popular na Gestão Pública da Biodiversidade Ameaçada; Apresentação do Projeto Trilha interpretativa Subaquática nas Escolas e Educação Ambiental como ferramenta Gestão Ambiental no Contexto Territorial do Litoral Norte. Para falar sobre os temas, além dos representantes de cada UC, estarão presentes professores, doutores e especialistas.


UCs do Litoral Norte
Ao todo, o Litoral Norte possui sete unidades de conservação responsáveis pela preservação do território remanescente de Mata Atlântica e território marinho, incluindo ilhas, manguezais e estuários. Seis delas são estaduais e administradas pela Fundação Florestal: Parque Estadual Serra do Mar (PESM), núcleos Caraguatatuba, São Sebastião e Picinguaba; Parque Estadual Ilhabela (PEIb); Parque Estadual Ilha Anchieta e Área de Proteção Marinha do Litoral Norte e Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião (ARIE – SS), além da unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), a Estação Ecológica (Esec)Tupinambás.


O evento é uma realização do ICMBio, por meio da Esec Tupinambás, com o apoio da Fundação Florestal, ONG Pés no Chão, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN) Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar/USP) Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH/LN); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 136ª Subseção São Sebastião e Ilhabela; Secretaria Estadual do Meio Ambiente/Governo do Estado e Ministério do Meio Ambiente/Governo Fede


Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários