Em razão da demanda, município recebe doação de moto aquática para Salvamar







A Prefeitura de São Sebastião recebeu na tarde desta segunda-feira, mais uma moto aquática para auxiliar nas ocorrências do Salvamar – Grupo de Salvamento Marítimo, com base em Maresias, na Costa Sul do município. Agora são dois equipamentos que devem se dividir entre as praias da cidade.
O prefeito Ernane Primazzi, acompanhado pelo seu secretariado, participou da entrega oficial. Primazzi disse que as motos vão melhorar ainda mais a estrutura do Corpo de Bombeiros da cidade. “A moto aquática é um equipamento de extrema importância para o salvamento em casos de alta dificuldade de alcance. Sem contar na rapidez que um veículo como este pode representar na hora de salvar uma vida”, disse.


De acordo com o capitão do Salvamar, Igor Sergei Klein, as motos são de aquisição do Governo do Estado e disponibilizados para os municípios que tem mais demandas, com um público maior em alta temporada. São Sebastião tem demanda grande no fluxo de pessoas aos sábados, domingos e feriados. O capitão lembra que uma das situações levadas em consideração para a necessidade da utilização do equipamento é o trânsito na alta temporada e feriados. “Às vezes o trânsito é muito lento, com as motos aquáticas chega-se mais rápido. A mobilidade que ele representa é muito importante”, disse.


De acordo com a equipe do Salvamar, as condições adversas de mar e tempo é que determinam o período de uso do veículo que varia entre 15 a 20 dias por mês. Levam-se em conta as condições econômicas, de tempo e do mar, além da época do ano, feriados, entre outros para se chegar a uma quantidade de banhistas que o veículo deve auxiliar. Neste sentido, a região central da Costa Sul, é o local que mais necessita do equipamento.


Os bairros de maior incidência de ocorrências são Maresias, Boiçucanga, Juquehy, Cambury, Barra do Sahy e Guaecá, na Costa Sul e Barequeçaba, Praia Grande e Cigarras na região central. A Praia Grande, onde fica o Balneário dos Trabalhadores, por exemplo, tem uma grande demanda, uma vez que outros fatores como o acesso urbano, quiosques, público ousado – que se coloca em situações perigosas, correnteza traiçoeira e perigosa, é levado em consideração.

Comentários