Cidade recebe campanha “Bombeiro Sangue Bom” em julho







Ação tem o objetivo de aumentar o número de doadores de sangue no município
No dia 4 de julho o Corpo de Bombeiros de São Sebastião participa da ação anual da corporação no Estado de São Paulo, que promove a doação de sangue. É a campanha “Bombeiro Sangue Bom” que acontece em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté e com o Hospital de Clinicas de São Sebastião.
O evento faz parte das comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro, no dia 2 de julho. O objetivo é captar o maior número possível de doadores para o Banco de Sangue de Taubaté, responsável por abastecer as quatro cidades do litoral Norte de São Paulo.


O posto de coleta será na própria sede do batalhão, o Quartel do Corpo de Bombeiros de São Sebastião, onde serão distribuídas senhas aos doadores das 9h45 ao meio dia. A coleta começará a partir das 10hs, com encerramento previsto para as 14hs.
A campanha é realizada simultaneamente em todos os Corpos de Bombeiros do estado e a corporação convida a população para doar sangue a quem precisa. Para participar da campanha o doador deve levar o documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50kg e não estar em jejum (deve evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).


Responsabilidade
A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Especialistas alertam sobre a importância de nunca doar sangue se a intenção é apenas fazer o exame para Aids. Neste caso, a orientação é para que procure um Centro de Testagem Anônima, a exemplo do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), do Centro de Saúde da Topolândia, na região central da cidade, que disponibiliza o teste gratuitamente.


Também é preciso ter consciência e atenção à chamada “janela imunológica”, período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite, etc) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
Segundo informações, há alguns impedimentos temporários e definitivos que devem ser levado em consideração pelo voluntário, bem como intervalos entre as doações a serem obedecidos e cuidados pós-doação.


Impedimentos temporários:
- Febre,
- Gripe ou resfriado,
- Gravidez,
- Puerpério (parto normal = 90 dias; cesariana = 180 dias)
- Uso de alguns medicamentos,
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis


Impedimentos temporários pós-procedimentos médicos e prazos:
- Extração dentária: 72 horas,
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: três meses,
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: seis meses,
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação,
- Transfusão de sangue: um ano,
- Tatuagem: um ano,
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.


Impedimentos definitivos:
- Hepatite após os dez anos de idade,
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas,
- Uso de drogas ilícitas injetáveis,
- Malária


Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)


Cuidados pós-doação:
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas,
- Aumentar a ingestão de líquidos,
- Não fumar por cerca de duas horas,
- Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas,
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas,
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.


Foto: Jorge Mesquita/IL


fonte Imprensa Livre

Comentários