Alunos de escolas do Ensino Fundamental participam de formatura do Proerd







No total 270 estudantes receberam certificados no Teatro Municipal
Agir na prevenção e alertar os jovens sobre a importância do combate às drogas. Este é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que realizou a formatura de 270 jovens, de três escolas de Ensino Fundamental 2, nessa terça-feira, no Teatro Municipal, região central de São Sebastião.
Os estudantes dos 7º anos das EMs Henrique Botelho, Topolândia e Luiza Helena de Barros, em Barequeçaba, todas na região central da cidade, receberam os certificados do Proerd e se divertiram ao lado do leão Dario, personagem símbolo do projeto.
Os diretores das unidades escolares, Gilmara Lopes Costa (Henrique Botelho), Marineide Aparecida Gobetti (Luiza Helena de Barros) e Aiche Chaaban Santos (Topolândia), além da supervisora Sílvia Gesser, representando a secretária da Educação Angela Couto e o presidente da Câmara, Marcos Tenório, que representou o prefeito Ernane Primazzi (PSC), compuseram a mesa dos trabalhos.


O presidente da Casa de Leis afirmou não se vencer a luta contra as drogas sozinho. “É preciso ter persistência. É importante aplicar no dia-a-dia tudo o que aprenderam no Proerd”, disse Marcos Tenório dirigindo-se aos alunos.
A supervisora Sílvia Gesser, da secretaria da Educação, também destacou o trabalho de cidadania e paz transmitido pelo Proerd. “É fundamental que os estudantes vivam em paz e consigam discernir o caminho do bem e dizer não às drogas”, comentou. Desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar, educadores, pais e comunidade, o programa, neste semestre, foi realizado ao longo de três meses com dez encontros, formando 270 jovens com palestras ministradas nas escolas pelos soldados Alexandre Rabelo e Leandro Pereira da Silva Santos, da Polícia Militar. Sob a coordenação geral do o capitão Alexandre Cândido de Lima, comandante da PM na região.


Destaques -
Durante a formatura, os alunos que se destacaram no curso do Proerd de cada escola foram homenageados. Entre eles, Joice Adriana Alves, Bruna Renata Santos da Cruz, Mariana Bernardes, Giovana Caroline e Marcos Campos, da EM Topolândia. Na redação o destaque foi para a aluna Ana Cecília Santos de Jesus.
Já da EM Luiza Helena de Barros, os homenageados foram Isabeli Selis Santos e Vitor Alves Pacheco. Na redação o melhor aluno foi Igor Vicente Prata. Na EM Henrique Botelho, os destaques foram Catherine Naiane e Nicole Cristina Martins; na redação, Laura Fiorda Klein.
Para a aluna Laura Fiorda Klein, 12, da Henrique Botelho, o curso do Proerd foi um bom aprendizado. “Vivenciamos situações comuns aos jovens no dia-a-dia em relação à prevenção às drogas”.


Foto: Nayara Martins | PMSS

Comentários