Vereadores participam da abertura da 5ª Conferência das Cidades







O presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Tenório, o vice- presidente, Ernane Primazzi, e o vereador Jair Pires participaram na manhã de terça-feira, da abertura da 5ª Conferência das Cidades, que ocorreu no prédio do observatório na Rua da Praia, região central. “Esse evento é importante para que a população possa discutir sobre o futuro que deseja para a cidade, abordando temas como habitação, saneamento básico, entre outros”, explica o presidente do Poder Legislativo, Marcos Tenório. O parlamentar Ernane Primazzi, o Ernaninho, lembrou que os vereadores aprovaram diversas leis para regularizar os núcleos habitacionais que depois disso passaram a ser considerados Zeis (Zona de Especial Interesse Social).


“Aprovamos diversos projetos com o objetivo de melhorar a vida da população que precisa de investimento em habitação e saneamento básico”, explica. Durante a abertura do evento, o prefeito Ernane Primazzi citou diversos desafios enfrentados pelo município e que precisam ser superados, entre eles, as invasões em áreas de proteção permanente, a implantação do hospital regional, a discussão sobre o contorno sul e as questões fiscais que envolvem a Petrobras. “Nada será feito sem que a gente queira. Problema tem bastante, mas estamos nos reunindo para discutir as soluções”, disse.

Conferência
No primeiro dia da Conferência, a primeira palestra abordou o Plano Municipal de Saneamento e a divulgação dos estudos da secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos/PLANSAN 123, pelo engenheiro da Divisão de Saneamento, Fabio Godoy; e o traçado da rodovia e ampliação do porto - impactos no desenvolvimento do município, pelo secretário de Meio Ambiente do município, Eduardo Hipólito do Rego.


Também estavam previstas as palestras “Mobilidade Urbana: panorama do trânsito no município - problemas e soluções do poder público”, pelo secretário de Segurança Urbana do município, coronel Ewandro Góes; e “Acessibilidade e soluções urbanísticas adotadas pelo poder público para minimizar os impactos do desenvolvimento urbano”, pela diretora de Planejamento da Secretaria de Habitação, arquiteta Kátia Gomes. Hoje, a programação se inicia, após o credenciamento, às 10h, com a apresentação do regimento interno da conferência, seguida da composição de grupos para a proposição de objetivos e ações. No período da tarde, das 14h às 15h, será feita a apresentação do resumo das discussões dos grupos, seguida da eleição dos delegados à Conferência das Cidades no âmbito estadual, às 15h.

Comentários