Receita Federal promove 1º Simpósio Porto de São Sebastião: desafios do futuro





Acácio Gomes


A Receita Federal de São Sebastião promove hoje, a partir das 10h, o 1º Simpósio “Porto de São Sebastião: desafios do futuro”. O objetivo do encontro é justamente discutir e planejar como os órgãos se preparam para a ampliação do Porto de São Sebastião, bem como o aumento no número de cargas que serão geradas, além do serviço aduaneiro e o fluxo de entrada e saída de veículos na unidade.


A ideia é levantar dados sobre as deficiências da infraestrutura portuária com os investimentos que estão por vir na unidade portuária e seus acessos rodoviários.
Para discutir o assunto diversas autoridades foram convidadas. A abertura do encontro será feita pela inspetora chefe da Receita Federal de São Sebastião, Luciana de Castro Khoury Medeiros.
Na sequência, o chefe do Setor de Fiscalização e Controle Aduaneiro da Receita Federal de São Sebastião, Fernando Tozzi, fala do aprimoramento e ampliação dos serviços aduaneiros e o fortalecimento da convivência comunitária.


“A difusão da informação e a auditoria sobre o interveniente no comércio exterior” será o tema abordado por Isabel Juchem, do Grupo de Fiscalização de Ilícitos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal de São Sebastião.


A partir das 10h30, o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, fala das potencialidades do Porto e a participação da iniciativa privada nos investimentos.
Já a influência da questão ambiental na competitividade da atividade portuária será o tema proferido pelo secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego.


O coordenador de Operação da Petrobras, Luiz Antônio Mariano de Oliveira, fala sobre os pontos críticos das operações de comercialização, importação e exportação de petróleo e seus derivados.
As palestras continuam com o diretor da Pronave, Walter de Souza, que ministra palestra sobre gargalos, explicando o fluxo de entrada e saída de veículos e o tempo de carga e descarga direta de granéis.


José Américo Nobile, gerente de tráfego de comércio da Caterpillar, destacará as deficiências da infraestrutura portuária e os reflexos para o comércio exterior.
E a última palestra do dia será proferida José Fernando Picolo, representante da Fiat. Ele falará do seguinte tema: “Regime automotivo: aspectos operacionais da importação e exportação”.
Ao final do encontro, os palestrantes poderão debater ideias e firmar compromissos. O objetivo é justamente colher dados para a realização do II Simpósio.

Comentários