Projeto Bijupirá recebe visita orientada de estudantes universitários locais e estrangeiros





Estudantes sebastianenses e norte americanos conhecem o Bijupirá
Um grupo de dez pessoas formado por professores e estudantes da Unibr Faculdade de São Sebastião e da Universidade de Illinois, dos Estados Unidos, realizaram uma visita orientada ao projeto Bijupirá, instalado na Praia Grande, na região central de São Sebastião.
Antes de conhecer as instalações, professores e alunos brasileiros de Gestão Empresarial, e os norteamericanos das áreas de Economia, Sociologia e Administração, assistiram uma resumida explanação sobre Pesca Básica e Maricultura Sustentável. A palestra foi proferida pelo assessor do departamento de Pesca da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), Evandro Sebastiani, que traçou o panorama da pesca na região.


Em seguida o grupo viu de perto o projeto, recebeu informações técnicas sobre o funcionamento e manejo do cultivo do peixe e aprendeu um pouco mais sobre esta atividade no Litoral Norte.
De acordo com Sebastiani, a visita foi mais uma oportunidade de difundir o trabalho desenvolvido no município. Ou seja, uma iniciativa que surgiu como alternativa para atender a demanda comercial e preservar os estoques nativos de peixes, crustáceos e moluscos da região a partir do laboratório de produção de alevinos, como é chamada a larva do peixe logo após seu nascimento.


Escolha
Ciro Guilherme Gentil Croce, diretor da Equaliza Ambiental, uma empresa de Botucatu (SP) que presta serviços ambientais, disse ter escolhido o Bijupirá para fazer parte do itinerário da atual atividade do Projeto Internacional, sob sua coordenação, realizado em parceria com o Partners of the Americas, Fazenda Ambiental Fortaleza e com a Universidade de Illinois, como proposta de atuação sustentáveis em propriedades rurais e indústrias, por suas características.


De acordo com ele, o Partners of the Americas é uma entidade fundada por John Kennedy e sediada em Washington desde 1964, onde os estados norteamericanos são irmãos dos estados brasileiros ou demais países da América Latina. “Neste caso, o estado de Illinois é irmão do estado de São Paulo”, observou. O coordenador do grupo norteamericano, Dan Anderson, atento às explicações, mostrou-se curioso em relação ao projeto e encantado com a beleza do local. “Aprendi coisas muito interessantes aqui e também estou muito interessado em voltar para conhecer melhor este lugar tão belo”, declarou.


Seus alunos, Hakeenah Willians, Kevin Wi e Lauren Dahmm, igualmente atentos a cada detalhe do que lhes foi apresentado, ao final da visita foram unânimes ao afirmarem terem apreciado o projeto. “O que vimos foi algo muito interessante; uma atividade e uma realidade muito diferente do que conhecemos, bem ecológica e muito moderna”.
Encantados também ficaram os estudantes de Gestão Ambiental da Unibr, Marcos Dorotheo dos Santos e Jorge Luiz dos Santos. “Foi muito interessante e surpreendente conhecer este trabalho incrível e que tem muito a ver com nosso curso”.


Foto: Munir El Hage | PMSS

Comentários