Vereadores criticam decisões do Poder Judiciário local





Parlamentares aproveitaram a sessão para declarar apoio a Ernane, criticar o ex-prefeito e questionar as recentes decisões do juiz eleitoral sebastianense
Leonardo Rodrigues


Vereadores sebastianenses aproveitaram a última sessão ordinária da Câmara para fazer coro a manifestantes que estavam fora da Casa de Leis, e demonstrarem apoio a permanência do prefeito Ernane Primazzi (PSC) que teve seu mandato cassado duas vezes, e se mantém no cargo, sob efeito de liminar, até julgamento, em última instância, dos recursos que apresentou. Assim, os pares se colocaram solidários a Ernane, não poupando críticas as recentes decisões do Poder Judiciário local e ao grupo do ex-prefeito Juan Garcia (PMDB), responsável por moverem ambos os processos que resultaram na cassação do mandato de Ernane.


Marcos Fuly (PP) revelou em Tribuna estar triste e indignado com o ocorrido a Ernane. Fuly elogiou a pessoa e o administrador Ernane Primazzi. “Se for falar vai tomar muito tempo, tudo o que foi feito na gestão passada”, comentou. Ele ainda disse que o prefeito pode contar sempre com seu apoio. “Quero declarar minha indignação total ao que vem acontecendo”, afirma Fully.


José Reis (PSB), que fez a última campanha em outro palanque, também se mostrou solidário a Ernane. Ele foi outro que disse estar entristecido com a postura do Judiciário. “Não sei se é a correta (postura do Judiciário), mas acho que a correta já aconteceu no dia sete de outubro, ali foi decidido quem era o prefeito da cidade”, fala.


Reis salientou que “não interessa” questões de legenda, antes é preciso harmonia entre os vereadores, o prefeito e o Judiciário. Ele questiona por que não foi apresentado nada contra Ernane antes de sua diplomação no dia 20 de dezembro. “Por que lá na diplomação não foi colocado tudo isso que o juiz vem colocando? Por que não deu a sentença lá, por que vem dá agora, quatro, seis meses depois?”, questionou ao se referir as recentes decisões do juiz eleitoral Guilherme Kirschner.


Para o vereador, a cidade esta parada por conta de falta de definição. “Estou indignado com essa situação. As pessoas têm que aprender perder. Volta para urna em 2016 e tenta outra eleição. Agora não adianta ficar forçando o Judiciário para que possa tirar prefeito, cassar prefeito”, disparou.
Reis não criticou apenas o ex-prefeito, mas voltou a se referir a Kirschner. “Ele dá a cassação na sexta, mas na segunda volta ao contrário, eu não sei o que é isso?”, ironizou.


Já o presidente do Legislativo, Marcos Tenório (PSC) pontuou que é preciso respeitar a independência dos poderes, mas entende que acusações referentes ao período eleitoral deveriam ser avaliadas antes da diplomação do prefeito. Para ele, o que se deve questionar são temas ligados a improbidades administrativas.
Para Tenório não existe melhor julgamento que as eleições, e demonstrou também discordar de Kirschner. “A Justiça bate na sexta e sopra na segunda”, comentou.


Tucanos
Os parlamentares tucanos, que em tese são vereadores de oposição, também registraram seu apoio ao prefeito. O psdbista Reinaldo Moreira fez menção ao tema ao dizer que não cabe “picuinhas políticas” e que essa situação traz prejuízos, como em que o prefeito tenha se ausentado da cidade por mais de 10 dias por questões judiciais.


Ele relembrou que na última campanha eleitoral, participou em palanque do candidato de sua legenda, em oposição à atual Administração. “Eu fiz campanha contra o Ernane, mas eu tenho que assumir que ele ganhou no voto”.


Contudo, Reinaldinho não faz discurso apenas favorável ao prefeito, mas também para indagar sobre as recentes decisões do Judiciário local. “Nem sei se isso pode resultar amanhã, em coisas ruins para mim, mas peço responsabilidade a esse juiz que vem julgando essas coisas. Não dá para julgar de uma forma, e voltar o julgamento, voltar atrás. Parece brincadeira, mas estamos falando de Justiça”, disparou ao avaliar que as recentes posturas do Judiciário podem ser interpretadas como “brincadeira judicial”.


Reinaldinho contou que em recente conversa com promotor, se disse assustado com a “justiça que vem iluminando o Judiciário dessa cidade”. O vereador criticou o que avalia como indecisão em cassar e depois manter o prefeito. “Só a cidade perde, só a população perde. Fica tudo parado”, avaliou.
O vereador interpreta ainda que haja uma “briga de poder” no município. “Vemos uma briga para ver quem manda mais, quem pode mais e quem quer mais. E quem pode é o povo”.


Por fim, Reinaldinho diz que o município tem juízes competentes, além de existir o Supremo e desembargadores.
Jair Pires (PSDB) foi outro que também disse estar triste e não concordar com o que “esta causando grande comoção na cidade”. Para ele estão tentando “tomar o poder no tapetão”. Jair Pires também se coloca solidário a Ernane.


Apoio
O vereador Ernane Primazzi (PSC) também demonstrou apoio ao pai prefeito. Ernaninho salientou que todos na Justiça têm direito a defesa e “a provar que nem tudo que dizem é verdade”.


Ele diz entender as pessoas que não gostam da atual Administração e que possuem outras bandeiras políticas.
“Mas tem aqueles 90% que querem se eternizar como inquilinos da prefeitura”, diz ao se referir a pessoas que já pediram emprego ao prefeito e favores em seu gabinete, e porque tiveram seus pedidos negados se voltou contra a Administração.


No entanto, Ernaninho não fez críticas ao Judiciário, voltou seu discurso contra apenas ao grupo político do ex-prefeito. Em dado momento, ao se dirigir ao prefeito, Ernaninho também fez menção ao ex-prefeito. “Não desejo mal para ele (Juan). Desejo apenas o dobro tudo o que ele deseja ao senhor (Ernane)”, comentou.
Ernaninho mencionou alguns feitos de seu pai, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, na cidade, o transporte universitário, a obra na Rua da Praia, novas escolas, Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), valorização do servidor, entre outros.


Ernaninho se disse cansado com toda a situação, mas afirmou estar feliz com o apoio dos manifestantes e simpatizantes a atual Administração. “Pode ter certeza que Ernane continuará passando de cabeça erguida”.


Mensagem
Luiz Antonio de Santana Barroso (PSD), o Coringa revelou que por ser líder de Governo era portador de uma mensagem do prefeito aos presentes em sessão. Coringa afirmou que o prefeito esta tranquilo com toda a situação jurídica que pode tirá-lo da prefeitura. “É uma situação que quem está no cargo pela segunda vez, acaba passando por alguns problemas, mas ele (Ernane) está muito tranquilo e em breve temos a certeza que os dois processos serão arquivados”. Porém, Coringa admitiu que essas dificuldades acabam por atrapalhar o dia a dia da prefeitura. Por fim, Coringa disse que sua fidelidade a Ernane é por convicção e não por questões políticas.
“Tenho certeza que o senhor (Ernane) olha a cidade, como olha sua casa”, diz ao elogiar a gestão do prefeito.


Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários