Professores e funcionários de creche recebem treinamento com Samu





Professores e funcionários recebem treinamento sobre primeiros socorros
Oferecer capacitação e treinamento sobre primeiros socorros aos professores e funcionários. Este foi o objetivo da equipe da Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que iniciou nesta segunda-feira, pela creche Semíramis Tavolaro Passos, no Pontal da Cruz, o projeto “Samu nas escolas”.
O técnico de enfermagem Fábio Luiz Silva e a enfermeira Elaine Cristina de Aguiar Pereira, do núcleo de Educação do serviço, explicaram que o projeto está começando nas creches e berçários e, posteriormente, será realizado nas escolas de Educação Infantil e Fundamental da rede municipal.
“Nossa ideia é realizar o treinamento para que os funcionários e professores saibam como lidar com as situações de emergência com as crianças até a chegada da equipe da Samu ou do Corpo de Bombeiros”.


Os temas abordados na creche foram sobre convulsão (teoria) e ovace (obstrução de vias aéreas por corpo estranho), mais conhecida como engasgo (teoria e prática). A convulsão pode ser de origem infecciosa, neurológica ou hemorrágica e, se durar mais de 30 minutos, pode ser diagnosticada como epilepsia. Durante as crises podem ocorrer perda de consciência, contrações musculares, palidez, salivação abundante, entre outras.
Na abordagem, segundo os profissionais da Samu, as pessoas que fazem os primeiros socorros devem afastar os objetos e as pessoas curiosas para manter a privacidade; afrouxar as roupas e segurar a cabeça da vítima para evitar as batidas.


Já em relação aos casos de engasgos, os profissionais explicaram como devem ser as primeiras ações de atendimento com crianças e bebês na prática. Eles mostraram tanto exemplos de como agir com crianças conscientes, quanto inconscientes.
Os engasgos podem acontecer nos bebês com a ingestão de alimentos líquidos ou nas crianças com a alimentação sólida ou pequenos objetos. A Creche Semíramis atende atualmente 70 crianças, na faixa etária entre 1 a 3 anos.


Foto: Luciano Vieira/PMSS

Comentários