Orla de Boiçucanga tem 70 por cento da iluminação desativada





Refletores apagados na praia de Boiçucanga
Helton Romano

A orla de Boiçucanga, única da Costa Sul de São Sebastião que dispõe de iluminação artificial, já não pode se orgulhar tanto desse diferencial. Dos cerca de 190 refletores instalados ao longo da praia, 130 estão desativados.
O sistema foi inaugurado no final de 2005 ao custo de R$ 148 mil, conforme anunciado na época. Para iluminar 1,5 quilômetro de extensão da praia, a Prefeitura fixou 44 postes, sendo que cada um trazia um conjunto de quatro refletores. Nesta semana, a reportagem constatou que apenas um poste está em pleno funcionamento (com os quatro refletores acesos).


O canto direito da praia está no breu total. A Praça Pôr do Sol também apresenta diversas lâmpadas queimadas. Dos quatro refletores voltados para a pista de skate, três estavam apagados na noite de quarta-feira. Ontem, a reportagem viu funcionários da Prefeitura fazendo reparos nestes equipamentos da pista.
A Administração atribui o problema à ação do tempo e a oxidação dos equipamentos provocada pela maresia, mas não respondeu quando será reativada a iluminação da orla. No entanto, em ofício enviado ao vereador Ercílio de Souza (PV), que em fevereiro já havia questionado a respeito, a Prefeitura assegurou que “está trabalhando, junto ao governo federal e estadual, para fazer uma grande atuação em todo o sistema de iluminação ao longo do município, atendendo, inclusive, as orlas”.


O projeto, não especificado pela Prefeitura, é o Reluz, que está emperrado há quase dois anos aguardando aprovação da Eletrobras – estatal ligada ao Ministério de Minas e Energia.
No requerimento enviado ao prefeito, Ercílio alega que “a falta de iluminação tem colaborado para um aumento significativo de usuários de drogas na orla”. “Recentemente, ocorreu também a queda de um reator que, por sorte, não atingiu um cidadão”, reforçou o vereador.


Foto: Helton Romano/IL

Comentários