Nova associação Unibairros apresenta diretoria e propostas para as comunidades da Topolândia, Olaria e Itatinga





Diretoria da Unibairros. Entidade surgiu com a ideia de unir representantes das três comunidades para solucionar problemas existentes nos locais
Com a proposta de representar, defender e garantir os direitos de cidadania dos moradores dos bairros concentrados na região central sebastianense surgiu a Associação da União de Bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga, ou “Unibairros”.
A proposta da diretoria foi juntar representantes dos bairros distintos e uni-los em somente uma associação. “Os bairros estão situadas na mesma região, e por isso, tivemos a ideia de formamos uma única entidade que represente os três bairros”, explicou um dos membros da comissão do Unibairros.
Segundo o presidente da entidade Lourival Siqueira, o “Lorão”, a Unibairros já vem atuando e reivindicando melhorias para as comunidades locais, desde 18 de janeiro deste ano, data que marcou a fundação da entidade civil, sem fins lucrativos. “Desde então, estamos dando total assistência aos moradores. Junto a eles, buscamos resolver problemas com água, luz e coleta de lixo”, explicou.


Facebook e conscientização
Na fanpage da Associação Unibairros no facebook é possível manter-se atualizado diante as ações que a diretoria da entidade vem promovendo. Na página é possível notar várias publicações com fotos e conteúdos com textos que fazem reivindicações e agradecimentos à administração municipal. “Diariamente saímos para fotografar a situação de cada ponto do bairro. Se for constatado algum problema, como por exemplo, acúmulo de lixo, buracos, falta de iluminação, nós fotografamos o fato e postamos na página do Unibairros no face. Feito isso, nós comunicamos o setor responsável para que possam ser feitas melhorias no local”, comentou o presidente.


No entanto, a coordenação da Unibairros salienta que nem todos os problemas dos três bairros devem ser resolvidos pela prefeitura, e sim pelo próprio munícipe. “Nós também queremos conscientizar os moradores, a partir de um processo de educação. Pois, eles cobram da prefeitura coisas que poderiam ser resolvidas de uma maneira diferente. O lixo é um desses agravantes. A prefeitura vem, retira o lixo ou entulho, faz sua parte. Mas, logo vem o morador e novamente, enche o local de sujeira. A nossa intenção é criar panfletos educativos, conscientizando e instruindo os moradores a agirem corretamente”.


Segurança e iluminação
Em relação à segurança, a entidade esclarece que algumas análises já foram feitas, porém a diretoria ainda estuda algumas áreas, para então reivindicar benfeitorias. “Próximo a uma das maiores escolas de São Sebastião, existem algumas câmeras de monitoramento. Mas não temos o conhecimento se elas estão funcionando. Queremos solicitar mais uma câmera próxima a escola. Além disto, há também problemas com as faixas de sinalização, que se encontram praticamente apagadas. Inclusive as que se encontram nas imediações do colégio, mas já estamos tomando as providencias necessárias. A diretoria da divisão regional tem nos ajudado bastante a solucionar alguns problemas”, disse Lorão.
A falta de iluminação em algumas ruas fez com que o presidente andasse pelo bairro Itatinga, contabilizando o número de lâmpadas queimadas existentes nos postes. “Em um único bairro, contei 179 postes sem iluminação. Os problemas existem, e nós nos unimos para juntos resolve-los”,


Apoio
O trabalho da entidade encabeçada pelo presidente Lorão, em conjunto com a diretoria da entidade formada pelo vice João Luiz, o “Joãozinho”, o secretário geral Edeilton Nascimento, o segundo secretário geral Mônico Santos Silva, o diretor de serviços urbanos José Irineu de Souza, popularmente conhecido como “Zezinho da piscina” e o diretor de patrimônio José Siqueira dos Santos, entre outros 24 componentes, vem conquistando o apoio e confiança da comunidade, segundo informações dos próprios membros. “Juntos nós podemos dialogar, pensar em soluções e elaborar projetos que beneficiem os bairros”.


Inicialmente a Associação da União de Bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga está funcionando em uma sede provisória situada na rua Julio Prestes de Alburquerque, nº 335, no Itatinga. De acordo com a diretoria da Unibairros, futuramente a entidade pretende atender a comunidade em um espaço localizado na avenida Itatinga. Em maio, a associação pretende realizar uma cerimônia de posse, para marcar e apresentar a Unibairros as autoridades e a população sebastianense.


Foto: Marcelo Souza/IL

Comentários