“Dia da Leitura” acontece hoje nas escolas de Ensino Fundamental





Diversas ações de leitura e a troca de livros com o projeto “Leitura Solidária” marcarão o dia nas unidades
Incentivar e promover o prazer da leitura entre os estudantes. Assim será o “Dia da Leitura”, instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato, que será hoje nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Diversas ações de leitura e a circulação de vários títulos marcarão o dia e o projeto “Leitura Solidária” junto aos alunos e professores nas unidades escolares. Entre os objetivos destacam-se incentivar a circulação dos títulos e dar a oportunidade aos estudantes do 1º ao 9º anos de lerem, estimulando, desta forma, o prazer pela leitura. Além disso, há a intenção de despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento e cultura e ampliar o acervo de livros literários nas unidades escolares durante todo o ano.
Já nas unidades de Educação Infantil, o Dia da Leitura aconteceu em março com várias atividades; no final deste mês, haverá a entrega das sacolinhas com os livros infantis para as crianças levarem para casa.


Projeto
O projeto “Leitura Solidária”, que faz parte do programa “Ler para Aprender” da secretaria da Educação, teve início em 2012 e prossegue nas escolas da rede municipal até o ano de 2016.


Desenvolvido nas unidades escolares de Ensino Fundamental 1 e 2 (do 1º ao 9º anos), a cada bimestre, foi responsável pela distribuição de diversos títulos ao longo do ano passado aos estudantes de Ensino Fundamental 1 e 2, totalizando 48 mil livros paradidáticos.
Neste primeiro bimestre já acontece a circulação dos livros entre alunos e professores em várias escolas de Ensino Fundamental 1 e 2 na região central, Costa Norte e Costa Sul. A partir do segundo bimestre, a secretaria da Educação irá distribuir novos títulos e prosseguirá com o empréstimo de livros entre os estudantes e docentes.


Em 2014, a distribuição de novos títulos será a partir do terceiro bimestre, incentivando a circulação de outros títulos. E em 2015, a distribuição de novos títulos acontecerá no quarto bimestre. Já no ano de 2016, acontecerá a finalização do projeto com a promoção de uma grande Feira Literária e a participação de vários escritores durante a 8ª Mostra Educacional.


Foto: Nayara Martins/PMSS

Comentários