Cerca de 300 alunos participam do primeiro dia do Projeto Câmara na Escola





Vereadores vão até a Escola Cynthia Cliquet, no bairro da Enseada, para responderem esclarecer dúvidas dos alunos sobre Poder Legislativo
O Projeto Câmara na Escola não poderia ter tido um reinício mais promissor. Com um público formado por cerca de 300 alunos, do 8º ano, da Escola Municipal Cynthia Cliquet, localizada no bairro da Enseada, Costa Norte de São Sebastião, prendeu a atenção dos estudantes que, durante quase 2 horas, que se mantiveram em silêncio para acompanhar as explicações sobre a função do Poder Legislativo e a importância do exercício da democracia.


Após assistirem a um vídeo que contou da época das cavernas, o primeiro código de leis, até o surgimento da democracia e o voto direto no Brasil, abordando a escolha dos primeiros vereadores da cidade até o atual processo eleitoral, os alunos puderam formular perguntas aos vereadores, resultado de um trabalho que já tinha sido discutido em sala de aula com os professores das disciplinas de história e língua portuguesa.


Foram feitas diversas perguntas, entre elas, qual o poder político representado pelos vereadores, como são eleitos e quanto tempo dura o mandato; quais as atribuições do Poder Legislativo; os planos dos vereadores para melhorar a região e fazer a integração da costa norte com a cidade e o valor dos salários dos parlamentares.


Os alunos perguntaram ainda se os vereadores podem se aposentar no cargo e como isso acontece, quantos assessores têm cada parlamentar e o motivo de terem se candidato a vereador. Todas as questões foram respondidas pelos vereadores que elogiaram a qualidade das perguntas e participação respeitosa dos alunos.
“Hoje vocês têm liberdade para questionar o vereador porque estamos em um regime democrático, isso é muito importante, como também é a participação de vocês na escola, no bairro, na cidade cobrando o vereador e também sugerindo soluções. Não importa o lugar em que a gente vive, nem a escola onde estudamos, porque quem faz o lugar ser bom ou ruim somos nós. Daqui há 2 anos, vocês vão escolher os seus governantes e o futuro da nossa região estará nas suas mãos”, ressaltou o presidente da Câmara, Marcos Tenório.


O Projeto Câmara nas Escolas está previsto na Lei 1975/2009, criado através do Projeto de Lei 37/09, de autoria do ex- vereador Paulo Henrique, com o objetivo de levar ao conhecimento dos estudantes informações sobre os três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, desenvolver o conceito de cidadania e discutir a importância do voto nas sociedades democráticas.


Estiveram presentes na Escola Cynthia Cliquet, o presidente da Câmara, Marcos Tenório, os vereadores Ercílio de Souza, Edivaldo Campos (Teimoso), Marcos Fuly, Ernane Primazzi, Jair Pires e o Professor Gleivison Gaspar, além do ex- vereador Paulo Henrique (PH) e a secretária de Educação, Angela Couto.
Nesse semestre, outras duas escolas também estarão recebendo o Projeto Câmara nas Escolas, são elas: Escola da Topolândia, no centro, com 221 alunos, em 8 turmas no período da manhã e a Escola Antonio Luiz, em Boiçucanga, na costa sul, com 253 alunos em 8 turmas no período da tarde.
Para estimular o debate, após a ida dos vereadores à escola, a Câmara e a Secretaria Municipal de Educação vão organizar um concurso de redação, que deverá ter como tema “A importância do Poder Legislativo na sociedade democrática”.


Após a ida dos vereadores à escola, os alunos foram convidados a visitarem o prédio do Poder Legislativo, onde poderão conhecer o plenário, local onde ocorrem as sessões, e a galeria dos ex- presidentes. As escolas interessadas em trazer os alunos para visitarem o prédio da Câmara Municipal de São Sebastião podem entrar em contato com o departamento de comunicação, pelo telefone (12) 3891- 0008 ou por e-mail: cmss.imprensa@gmail.com


Foto: Celso Moraes/ CMSS

Comentários