Bailarino, que iniciou trajetória em São Sebastião, participa de competição internacional de dança em Nova York





Theo Bourg, de 13 anos, é o primeiro bailarino solista da RM Vale a participar de evento
Um menino apaixonado pela dança, um pai incentivador e professores de visão. Esses são os personagens que compõem o nascimento de uma nova promessa da dança brasileira: Theo Bourg, de apenas 13 anos, será o primeiro bailarino solista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a participar da competição de balé Youth América Grand Prix (YAGP), que revela talentos de até 19 anos, de diferentes nacionalidades, às principais companhias e escolas de dança do mundo, tais como American Ballet Theatre, Paris Opera Ballet, San Francisco Ballet, entre outras. Ele embarcará para Nova York amanhã para a competição e tem apresentações e aulas agendadas para os dias 13 e 14. Há um e meio, ele integra o elenco da Companhia Jovem de Dança, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos. “Sinto-me um privilegiado”, comenta o tímido Theo que despertou para dança aos três anos de idade, ao ver as colegas de escola nas aulas de balé, ainda em São Sebastião.


O empenho, a assiduidade e o talento chamaram a atenção das primeiras mestras, Judith Delgado e Marila Cardim, do Tebar Praia Clube, onde o menino aprendeu os primeiros fundamentos do balé clássico. “Foi o nosso primeiro aluno menino. Uma criança dedicada e com um potencial perfeito para dança. Houve época de eu ter que colocá-lo em turmas acima da idade dele por conta do seu desenvolvimento no balé. Fiquei emocionada e feliz por ter plantado essa sementinha e vê-lo hoje, colhendo frutos do seu empenho. Independentemente de qual companhia ele venha a fazer parte, tenho certeza de que ele vai se adaptar facilmente”, comenta Marila.


A bailarina comenta sobre o apoio e a dedicação do pai do menino, Carlos Alberto Bourg, que é engenheiro mecânico, tem 53 anos, e é o principal incentivador de Theo. Atualmente, a rotina dele tem sido acompanhar os passos do filho. “Lembro que, um pouco antes de eles se mudarem para São José, o pai dele conversou comigo sobre o desejo do Theo de se dedicar cada vez mais à dança. Ele queria saber se o filho teria talento o suficiente para isso. Eu não relutei em dizer que, se ele pudesse, levasse-o aos grandes centros e lhe proporcionasse outras possibilidades na dança porque o menino tinha um potencial enorme. E foi o que ele fez”.
Há dois anos, Theo e Beto vivem em São José dos Campos. Em 2011, o jovem bailarino passou na audição para a Companhia Jovem de Dança e passou a contar com os ensinamentos do coreógrafo e bailarino Marcos Sanches. Foi lá que Theo se aventurou na modalidade dança contemporânea.


YAGP
Theo Bourg foi escolhido entre mais de mil bailarinos e 85 grupos de todo o país em uma seletiva em Santos, no litoral paulista, no final do ano passado. O Youth America Grand Prix (YAGP) é uma das maiores competições de ballet do mundo estudantil, na qual são concedidos mais de US$ 250 mil em bolsas de estudo nas principais escolas do mundo. O coreógrafo e atual mestre Marcos Sanches conta que a preparação para a competição teve início no ano passado.


“Começamos a intensificar os ensaios em janeiro deste ano, depois de encerrada a agenda da companhia. Eram seis horas diárias, de segunda a sábado. Desde fevereiro, ensaiamos praticamente todos os dias”, conta Sanches, autor das duas peças coreográficas que Theo apresentará no YAGP, além de passar por duas aulas. “São duas peças, a de contemporâneo, Síndrome, é de minha autoria, e exige bastante da interpretação do Theo; já a segunda, será um balé de repertório, La Fille Mal Gardée”. Marcos conta que, a princípio, eram dois bailarinos solistas que participariam da competição. “Infelizmente, o outro bailarino se envolveu com drogas e desistiu da dança”, lamenta.


Para se preparar para a competição, Theo contou, inclusive com instruções preciosas de Áurea Hammerli, 1ª bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. “Estou ensaiando muito para fazer uma bela apresentação”, completou Theo. A viagem de Theo está sendo custeada pelo pai Beto e amigos da família.


Foto: Divulgação

Comentários