Alunos enfrentam superlotação no transporte escolar





Ônibus escolar trafegando em Boiçucanga
Helton Romano

Ônibus que realizam o transporte escolar na Costa Sul estão trafegando com número de passageiros acima da capacidade. O problema é apontado por pais de alunos e foi constatado pela reportagem, que acompanhou algumas linhas durante três dias.
Em um dos veículos que serve a Escola Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, não havia assentos suficientes para todos. No embarque em Cambury, os alunos correm e se empurram para garantir um lugar. “Na hora de entrar é um sufoco”, confirma A.S., de 11 anos. Quem não consegue um lugar sentado, se vê obrigado a ir em pé, num trajeto com curvas sinuosas, subidas e descidas. Outros sobem nos bancos e se penduram nas janelas.


Neste ônibus não havia monitora. Segundo contaram os alunos, somente no retorno eles ganham a companhia de uma funcionária, contratada para tentar por ordem na casa. “É um inferno”, resumiu uma delas. A monitora diz que costuma trabalhar com 80 a 100 alunos no ônibus.
A superlotação foi reconhecida por outra monitora que se queixou da situação. “Fica complicado atender tanta criança. Algumas até preferem o ônibus mais cheio para poder bagunçar”, comenta. Segundo ela, uma das “brincadeiras” que os alunos acabam fazendo é ficarem na parte traseira do veículo para não conseguir subir a serra.


Mãe de quatro alunos que utilizam o transporte escolar, Izolda Fonseca não esconde a preocupação. “As crianças estão indo espremidas para a escola. São mais de 90 dentro de um ônibus. Isso é uma falta de respeito”, protesta. Ela se queixa do ônibus que passa no ponto do Areião, em Cambury, às 7h.
O conselheiro tutelar, Anailton Pinheiro, afirma que o órgão não recebeu nenhuma reclamação dando conta da superlotação no transporte escolar. Mesmo assim, ele prometeu averiguar o serviço. “Se houver situação de risco, iremos cobrar providências da empresa”, garante Pinheiro.


Questionada a respeito, a empresa de ônibus não se manifestou até o fechamento desta edição. Já a Secretaria de Educação ressaltou o fornecimento de “passe escolar para todos os alunos que necessitem do transporte”. Atualmente, são atendidos 8.950 alunos da rede pública em toda a cidade. Na Costa Sul, 134 linhas operam, exclusivamente, no transporte escolar, segundo informou a Prefeitura.


Foto: Helton Romano/IL

Comentários