São Sebastião recebe Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica


São Sebastião recebe Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica


O Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande, na região central de São Sebastião, recebeu neste domingo, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica 2012, com 15 equipes, 121 barcos e 145 competidores de diversos Estados, como Tocantins, Pará, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. A competição foi realizada pelo Guasc (Associação de Surf do Guaecá), Confederação Brasileira de Canoagem, Federação Paulista de Canoagem e Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes.
O percurso, de aproximadamente 25 quilômetros para as categorias principais (classe 1 e surfski) e 12 quilômetros para a classe 2, teve saída e chegada na Praia Grande, tendo como limite de distância o contorno da ilha de Toqu-toque Grande.


Segundo o diretor da prova e membro consultivo do comitê de Canoagem Oceânica, Manuel Gil Rey Rojo, que também dirigiu o Campeonato Paulista de Canoa Havaiana realizado no município. “Na época do Paulista tanto eu quanto os dirigentes ficamos impressionados com a estrutura que a cidade oferece e as condições perfeitas do mar para a modalidade, decidindo portando trazer o Brasileiro de Oceânica para cá”, comentou. O presidente da Guasc, Pedro Alves de Oliveira, ressaltou a importância da parceria entre a Administração Municipal, a Federação, a Confederação e a Associação, numa prova da responsabilidade e competência de São Sebastião na categoria de esportes náuticos.
Rodrigo Ventura, chefe da divisão de Esportes Náuticos da secretaria, agradeceu a participação de todos os atletas e envolvidos no evento, reforçando o sucesso de mais uma competição na cidade. “Todo o esforço tem valido muito a pena, pois São Sebastião tem sido palco de competições de grande repercussão e se destaca no cenário nacional, mostrando ser ainda possível realizar muito mais”.
Flávio Júnior Nunes Silva, que pratica canoagem há 12 anos, e Néri Neves de Carvalho, que pratica há 10 anos, vieram da cidade de São Domingos do Capim (PA), especialmente para a competição nacional e estavam encantados com o local, infra estrutura, hospitalidade e com as condições naturais que para ambos “eram perfeitas para a prática do esporte”.


Acostumados a praticar a canoagem em rios, enfrentando até mesmo o fenômeno da ‘pororoca’ dos rios Capim, Guamá e Guajará, Carvalho conseguiu chegar em oitavo lugar na classe Oceânica Sênior e Silva, o nono lugar na categoria Surfski Sênior.
O campeão da classe Surfski Sênior, Celso Dias de Oliveira Junior compete atualmente pela capital paulista, onde mora, mas a família é de São Sebastião. Esta foi sua primeira experiência em competição no mar. “Por minha especialidade ser a categoria de Velocidade, consegui uma vantagem diante dos colegas de bateria em consequência do tempo, pois fui favorecido pelo vento”, contou o atleta.
No México, em outubro de 2010, Oliveira Júnior ficou em terceiro lugar pela Seleção Brasileira de Canoagem e no dia 23 de setembro embarcará para Roma, na Itália, para mais uma competição pela seleção.

Comentários