Messias Felix vence mais uma final brasileira na ASP


Messias Felix vence mais uma final brasileira na ASP

Três surfistas do Litoral Norte já estão na elite do surfe mundial: Gabriel Medina (foto) e Miguel Pupo, de São Sebastião, e Filipinho Toledo, de Ubatuba
O cearense Messias Felix, 26 anos, ganhou mais uma final brasileira em etapas do ASP Prime e ASP 6-Star neste ano. O vice-campeão nas ótimas ondas de 4-5 pés do domingo (9) na praia de Santa Bárbara, em São Miguel, nas Ilhas Açores, foi o ubatubense Wiggolly Dantas, 22, que quase entrou no grupo dos dez surfistas que o ASP World Ranking classifica para a elite dos top-34 que vai disputar o título mundial no Dream Tour de 2013.
Wigolly precisava vencer o ASP 6-Star de Portugal para isso, mas subiu da quadragésima para a 32.a posição no ranking que está garantindo até o trigésimo colocado, Kolohe Andino, dos Estados Unidos. Já Messias Felix festejou a sua primeira vitória no Circuito Mundial e com os 3.500 pontos recebidos nas Ilhas Açores saltou do 118.o para o 68.o lugar no ranking unificado da ASP. O cearense usou os aéreos para conquistar o título inédito para a carreira do campeão brasileiro de 2009.


“Eu estou muito cansado e realmente não sei explicar como me sinto agora”, disse Messias Felix. “É como se eu estivesse na Lua, pois é a primeira vez que ganho um evento 6 estrelas. E foi contra meu melhor amigo, o Wiggolly (Dantas). Nós estamos juntos aqui em Portugal, vindo todos os dias para a praia no carro, então a vitória foi ainda mais especial. Quero agradecer a Deus por estar aqui comigo o tempo todo e por cuidar de mim e da minha família. Eu sei que todos devem ter assistido na internet e certamente estão fazendo uma festa no Ceará”.
Felix derrotou dois norte-americanos para chegar à final em Portugal. A primeira vítima foi Tanner Gudauskas e a segunda Nat Young, que confirmou a sua entrada no WCT com o terceiro lugar nas Ilhas Açores. Além dele, mais dois surfistas já haviam garantido suas vagas na elite dos top-34 do Dream Tour pelo ranking unificado, o irlandês Glenn Hall e o ubatubense Filipe Toledo, de apenas 17 anos de idade. Se vencesse o SATA Airlines Azores Pro, Wiggolly Dantas também entraria no G-10 do ASP World Ranking.


Confirmados no WCT 2013
Além de Filipe Toledo, outros três paulistas já estão na elite dos top-34 do ano que vem, Adriano de Souza, Gabriel Medina e Miguel Pupo. Isto porque todos já ultrapassaram a barreira dos 15 mil pontos que garantem classificação pelo ASP World Ranking. E no momento, mais quatro brasileiros estariam na elite do ASP Tour 2013. O catarinense Alejo Muniz e o cearense Heitor Alves estão confirmando suas permanências entre os 22 primeiros colocados no ranking do WCT. E os catarinenses Jean da Silva e Willian Cardoso ocupam a quarta e a quinta posição, respectivamente, na lista dos dez indicados pelo ranking unificado da ASP.
Agora restam três etapas importantes para os que não fazem parte da atual elite dos top-34, uma do ASP 6-Star nas Ilhas Canárias de 18 a 23 de setembro e as duas do ASP Prime que abrem a Tríplice Coroa Havaiana em novembro na ilha de Oahu.


Foto: Jorge Mesquita

Comentários