Felipe Augusto se destaca em debate de prefeituráveis e público presente elogia candidato



Felipe Augusto se destaca em debate de prefeituráveis e público presente elogia candidato



“Esse cara é muito bom”, “Ele tem muitas propostas reais para a população”, “Ele conseguiu meu voto, pois sabe o que fazer com nossa cidade”, “Me surpreendi, o Felipe Augusto está muito preparado para ser nosso próximo prefeito”.

Frases como essas foram muito ouvidas depois do debate entre os prefeituráveis de São Sebastião, em Maresias, na manhã deste sábado, 1º de setembro.

O debate foi organizado pela Federação Pró Costa Atlântica, e consistiu em três rodadas de perguntas, a primeira foi uma série de sete questionamentos acerca do meio ambiente, que a ONG apresentou algumas situações que os candidatos a prefeito tiveram que responder, já a segunda rodada contou com perguntas do Conselho de Segurança da Costa Sul (Conseg) e do Observatório Social. Já a terceira parte teve a participação do público presente, que realizou uma pergunta para cada um dos candidatos presentes.



Prevenção Ambiental

A primeira rodada foi aberta com um questionamento sobre as ações de prevenção invasões e ocupações irregulares. Que para Felipe Augusto será intensificada através de uma reestruturação completa da Secretaria de Meio Ambiente, além de organizar as ações de fiscalização. “É imprescindível que em parceria com os governos Estadual e Federal, implantemos no município planos de habitação como a Cidade Legal, e Minha Casa, Minha Vida, que visa à construção de conjuntos habitacionais populares. Ações e investimentos na habitação vão evitar que mais pessoas se instalem em áreas de preservação ambiental, bem como poderemos realocar as pessoas que já estão morando nessas áreas. Providenciaremos uma transferência respeitosa, além de, em alguns casos, faremos a regularização fundiária, que não pode mais ser adiada”.

O candidato tucano revelou ainda que pretende implantar uma sede da Secretaria de Meio Ambiente na Costa Sul, para que haja mais agilidade nos trabalhos, e intensificação da fiscalização. “Precisamos aumentar o número de efetivos também, e isso se dará através de concurso público, no qual pretendemos utilizar o que já está vigente para a contratação de mais fiscais”.



Terceiro Andar

Felipe Augusto declarou ser contrário às construções com terceiro andar que estão invadindo São Sebastião, em especial à Costa Sul. Que aproveitam a brecha na lei, que prevê a construção do mezanino, que acaba, mais tarde, depois de legalizada, transformada em um terceiro andar. “Não vamos permitir que São Sebastião seja verticalizada. Reavaliaremos e atualizaremos a lei de Uso e Ocupação de Solo. Para as construções que já estão ilegais, nós iremos cumprir as determinações do Ministério Público, se tivermos que aplicar multas, nós as aplicaremos, se tivermos que demolir , vamos demolir”. Felipe ressaltou que a chave para impedir que a irregularidade continue acontecendo é preciso endurecer a fiscalização.



Utilização de espaço público

Outro tema polêmico abordado durante o debate foi a respeito da utilização da praia por parte de ambulantes e hotéis a beira mar.

Segundo Felipe Augusto, a legislação atual precisa ser atualizada, para que esta questão seja organizada. “Não podemos deixar de atender nossos turistas, contudo, não podemos liberar totalmente. A única solução para o problema é a fiscalização rígida, e a atualização da lei, que estabeleça diretrizes específicas que não prejudique nenhuma das partes que utilizam o espaço público da praia, como os banhistas, moradores, turistas e prestadores de serviço. Através da fiscalização e da disciplina iremos blindar o mau uso da praia, que para muitos pais e mães de família é a única forma de geração de renda, com a atualização da lei regularizaremos seu uso”.



Estrutura Administrativa

Reestruturação administrativa e tecnológica serão ferramentas imprescindíveis para o bom funcionamento da gestão pública de Felipe Augusto. O perfil técnico também será valorizado entre o funcionalismo público, para que os serviços possam ganhar excelência. “É de suma importância que pastas distintas como a secretaria da educação, ou saúde, por exemplo, sejam ocupadas por pessoas técnicas, que saibam o que estão fazendo. Deixa que a política o prefeito faz, não vamos brincar com assuntos sério”.

Felipe Augusto declarou que pretende implantar o Igov na Costa Sul, que vai funcionar nos moldes do Poupatempo, em que a pessoa vai poder realizar os mais diversos serviços administrativos sem precisar deslocar-se para o Centro da cidade.



Saneamento Básico

O tema é de extrema importância para o candidato a prefeito Felipe Augusto. Que pretende através de uma parceria séria com a Sabesp, implantar 100% de saneamento básico na Costa Sul, assim, como em todo município. “Vamos trabalhar duro para disponibilizar para a população rede coletora de esgoto, estações de tratamento e água tratada. Não podemos esquecer também, que teremos que corrigir toda a drenagem do município”.



Transbordo de lixo

A questão do gasto com transporte de lixo, que atualmente é levado para a cidade de Tremembé, no Vale do Paraíba, é um assunto que precisa ser analisado com bastante cuidado. “Nossa cidade tem uma dificuldade geográfica clara. É evidente que os gastos com o transbordo de lixo tendem somente a aumentar, pois a população tem crescido. Por exemplo, o transbordo da Costa Sul até Tremembé tem quase 200 km. Este assunto precisa ser discutido regionalmente entre as quatro cidades do Litoral Norte, necessitamos de um consórcio para a destinação final do lixo. Em contrapartida a essas ações, vou incentivar a criação de cooperativas e aumentar a coletiva seletiva”.



Orçamento Participativo

“Eu quero reorganizar o orçamento do município. Vamos abrir as portas da prefeitura para a população, com diálogo e conversas. Ações de discussões, fortalecendo sempre as participações populares através dos conselhos de cidadania, associações de bairro. O prefeito vai estar presente em uma relação direta com a comunidade. Já tivemos diversas reuniões e deixamos claro que vamos estar presentes, seja bimestral ou trimestralmente nos bairros, a fim de estabelecer um canal direto com o cidadão”, garantiu Felipe Augusto.

O candidato a prefeito tucano declarou estar bastante tranquilo quanto às ações fiscalizadoras do Observatório Social, e ressaltou que um dos objetivos de sua gestão será a de elevar a posição de São Sebastião no ranking nacional de Gestão Fiscal. “Parcerias e diálogo constante são os segredos de uma gestão clara e limpa. Vou criar a Sala da Transparência, onde a sociedade civil organizada poderá acompanhar processos licitatórios do começo ao fim. A coligação “Nova São Sebastião” que organização e desenvolvimento”.



Segurança

De acordo com Felipe Augusto, a meta para enfatizar as questões de segurança na Costa Sul, como em todo município, consiste em uma parceria com o governo estadual, a fim de trazer mais efetivo ostensivo para a cidade, bem como incentivar o pró-labore, e as funções delegadas. “Vamos também aumentar o quadro da Guarda Civil Municipal (GCM). Além destas ações, em curto prazo, iremos investir em videomonitorização em toda extensão da cidade, principalmente nas entradas de cada bairro”.

A criação da Guarda Civil Ambiental será meta de governo de Felipe Augusto, “com isso, coibiremos ainda mais as ações de degradação. Vamos organizar e investir na segurança pública”.

Comentários