Em entrevista à rádio, Antonio Carlos rebate críticas feitas por Ernane durante campanha e o desafia a discutir como é feita políticas públicas



Em entrevista à rádio, Antonio Carlos rebate críticas feitas por Ernane durante campanha e o desafia a discutir como é feita políticas públicas

Josiane Carvalho


O prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB) aproveitou sua entrevista à rádio Morada do Sol na manhã de ontem para rebater críticas e desafiar o prefeito sebastianense Ernane Primazzi (PSC) a sentar com ele para discutir questões relacionadas à administração pública. De acordo com o prefeito de Caraguá, Primazzi tem aproveitado seus comícios e reuniões partidárias para fazer ataques à sua administração.
Os dois prefeitos também são candidatos à reeleição em suas respectivas cidades. Silva, luta para garantir o quarto mandato à frente da Prefeitura de Caraguá, enquanto, Primazzi quer continuar no comando da cidade pela segunda vez. “Vou fazer aqui um desafio ao seu prefeito [Ernane] se ele quiser discutir administração pública eu sento com ele e explico tudo direitinho. Ele pode ir lá em Caraguá que eu ensino para ele como se faz obras de qualidade. Estou quieto lá no meu canto cuidando da minha cidade e onde ele vai fala do meu nome”, desafiou.


Questionado sobre os comentários feitos pelo prefeito sebastianense com relação ao atendimento de moradores de Caraguá nos hospitais da cidade, o tucano não deixou por menos e mais uma vez rebateu. “Se eu tivesse o orçamento de São Sebastião e 30 mil habitantes a menos teria vergonha de falar isso. A cidade é referência em hemodiálise e quimioterapia e recebe uma subvenção do Governo do Estado para fazer estes atendimentos. Assim, como nossos pacientes precisam ir para São José para fazer determinadas intervenções, assim como a Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguá, é a referencia regional no quesito maternidade”, explicou. O tucano também fez questão de lembrar do empenho dele em ajudar o candidato do PSDB à prefeitura de São Sebastião Felipe Augusto. “Dia desses cheguei até a vir em comícios do Felipe Augusto que além de ser meu genro é meu amigo, do meu partido e uma pessoa muito gabaritada para tocar em conjunto com Caraguá políticas públicas de integração entre os quatro municípios. Somos uma Região com um grande potencial turístico e como prefeitos deveríamos deixar de pensar somente no nosso território e propor ações em conjunto entre as cidades”, destacou.


Outro lado
Em resposta as críticas de Antônio Carlos no programa, a assessoria de imprensa do candidato e prefeito de São Sebastião informou que Ernane não teve oportunidade de ouvir a entrevista veiculada pela rádio Morada FM. Entretanto, a propósito das diferenças de estrutura e resultados das redes municipais de Saúde de São Sebastião e cidades vizinhas, e sua relação com os orçamentos disponíveis para as respectivas administrações municipais, tem a esclarecer que:
“As projeções que usualmente são feitas a respeito do orçamento do município de São Sebastião parecem desconhecer que do montante anual deve ser descontado o valor relativo ao orçamento do Faps, o repasse à Câmara Municipal e o orçamento da Fundação Deodato Santana. Feitas essas exclusões, o valor resultante não é muito maior do que, por exemplo, o orçamento da vizinha Caraguatatuba”, diz a nota.
Na resposta ainda a assessoria esclarece que a estrutura de atendimento do município de São Sebastião recebe número significativo de pacientes oriundos das cidades vizinhas - no caso de Caraguatatuba, por exemplo, representando, “a grosso modo”, cerca de 30% do Pronto Atendimento prestado na cidade.


São Sebastião é município acolhedor e sabedor de suas responsabilidades e civismo. Além do Pronto Atendimento, além dos partos diários (cerca de 40% dos nascimentos registrados são de mães oriundas das cidades vizinhas), o município arca, por exemplo, com a complementação dos custos de manutenção do Samu, que importam em cerca de R$ 1.000.000,00/ano (um milhão de reais por ano) - custos que incidem sobre o Tesouro Municipal, para além do valor que é repassado pelo Governo do Estado.
“Independente dos impactos que o atendimento a cidadãos dos municípios vizinhos têm nos custos da rede municipal de Saúde de São Sebastião, temos a comemorar o sucesso das iniciativas no setor como, por exemplo, a marca histórica de redução da mortalidade infantil, apontada pela última estatística da Fundação Seade, órgão da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado - 6,34 por mil nascidos vivos em 2011, a menor marca na história de São Sebastião e, de novo a grosso modo, quase a metade da marca registrada por nossa irmã e vizinha, Caraguatatuba”, esclarece.
Finalmente, explica a assessoria, o prefeito reitera que a prioridade que hoje devota à rede municipal de Saúde será mantida e ampliada, assim como a confiança que deposita nos profissionais da rede de Saúde, que são os responsáveis, junto com um planejamento cuidadoso e uma política de reequipamento da estrutura existente, pelos bons resultados alcançados.

Comentários