Prefeitura de São Sebastião realiza mais uma edição do concurso de poesias “Nhô Bento”


Prefeitura de São Sebastião realiza mais uma edição do concurso de poesias “Nhô Bento”

Dando continuidade a um evento que já é tradição na cidade, a prefeitura de São Sebastião realiza a 29ª edição do Concurso de Poesias Nhô Bento, em que poetas de toda a região poderão expressar seus sentimentos através desta arte.
Os interessados em participar devem ter acima de 16 anos e podem se inscrever a partir de hoje, com prazo até o dia 8 de outubro.
Cada autor poderá inscrever até duas poesias inéditas, com estilo e tema livres, que devem ser entregues em quatro vias datilografadas ou digitadas, em papel ofício, identificadas pelo pseudônimo do autor.


A ficha de inscrição pode ser retirada no prédio da Secretaria de Cultura e Turismo, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Elas devem ser enviadas em um envelope identificado apenas pelo pseudônimo do autor. Dentro dele, ainda deverá conter outro envelope com as poesias concorrentes, em quatro vias também identificada apenas pelo pseudônimo. Vale destacar que serão desclassificadas as poesias que identificarem o nome do autor ou que resultam de plágio, tanto parcial ou total.

Seleção
A seleção das poesias será realizada por uma comissão julgadora organizada pela própria secretaria. Os jurados escolherão os 15 melhores trabalhos até o dia 15 de outubro, os quais serão divulgados pela imprensa local.
Os poemas selecionados serão apresentados pelo próprio autor, ou intérprete de sua escolha, no dia 20 de outubro, às 20h, no Centro Cultural “Batuíra”, localizado no bairro São Francisco, durante um sarau aberto ao público. Nesta noite, a comissão julgadora classificará as cinco poesias, a serem premiadas sem ordem de classificação. Ainda será atribuído ao melhor intérprete do evento o certificado de Honra ao Mérito “Professor Dr. José Machado Rosa”.


Nhô Bento
O concurso homenageia o poeta sebastianense José Bento de Oliveira, o Nhô Bento, nascido em 1902, no bairro do Pontal da Cruz e que, ainda jovem, foi morar em São Paulo. Embora caiçara, o escritor revelava em seus poemas o lado caipira de ser e sua obra, “Rosário do Capiá”, editado em 1946 com 58 poesias, contou com o prefácio do maior autor da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato.
Serviço: A Secretaria de Cultura e Turismo fica na rua Rua da Praia, 174. Para mais informações os interessados poderão acessar o edital do concurso no site oficial de prefeitura de São Sebastião.

Comentários